Qual o mecanismo de ação do digoxina?
Mecanismos de ação A digoxina exerce seu efeito inotrópico positivo através da inibição da bomba de Na+/K+ nos miócitos cardíacos. Para isso, liga-se na porção extracelular da subunidade da Na+/K+ -ATPase, inibindo-a.
Qual a principal aplicação da digoxina?
Digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva quando o problema dominante é a disfunção sistólica. Nesse caso, o benefício terapêutico é maior nos pacientes com dilatação ventricular. Digoxina é indicada especificamente quando a insuficiência cardíaca é acompanhada de fibrilação atrial.
Qual seria a ação celular da digoxina responsável por essa melhora?
A Digoxina® melhora a tolerância aos exercícios em pacientes com função sistólica do ventrículo esquerdo prejudicada e ritmo sinusal normal. Isto pode ou não estar associado a um perfil hemodinâmico aumentado.
Quais são os efeitos da digoxina?
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a digoxina são náuseas, diarréia, sensação de fraqueza ou tontura, dor de cabeça, ansiedade, depressão ou vermelhidão e coceira na pele. A digoxina pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.
Qual o mecanismo de ação do atenolol?
O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove: Redução da frequência cardíaca.
Qual o mecanismo de ação da amiodarona?
A amiodarona é considerada um antiarrítmico de classe III pela classificação de Vaughan Williams. Isso significa que seu principal mecanismo de ação é pelo bloqueio de canais de potássio em células do marca-passo cardíaco.
Onde age a digoxina?
Como age. através de um efeito denominado inotrópico positivo, aumenta a força e a velocidade de contração do músculo cardíaco; por aumento do tono parassimpático, diminui a velocidade de condução e aumenta o período refratário efetivo do nodo átrioventricular.
O que é a digoxina?
Digoxina é um medicamento utilizado para tratamento da insuficiência cardíaca e ritmos cardíacos irregulares. A insuficiência cardíaca, incluindo insuficiência cardíaca congestiva (ICC), faz com que o coração se torne menos efetivo na circulação sanguínea.
O que é digoxina e para que serve?
A digoxina é utilizada desde a década de 1950 para tratar doenças do coração como insuficiência cardíaca e arritmias.
Qual é o efeito da digoxina no coração normal?
A digoxina produz efeitos diferentes no coração normal e no coração insuficiente. Enquanto pode produzir algum aumento leve da força de contração, a digoxina não aumenta intensamente o débito cardíaco no coração saudável.
Qual o efeito da digoxina no coração com insuficiência cardíaca?
A digoxina produz efeitos diferentes no coração normal e no coração insuficiente. Enquanto pode produzir algum aumento leve da força de contração, a digoxina não aumenta intensamente o débito cardíaco no coração saudável.
Para que é indicado o atenolol?
Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.
Qual o mecanismo de ação do propranolol?
É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.
Qual a indicação da amiodarona?
A amiodarona tem sido utilizada para suprimir um grande número de arritmias supraventricular e ventricular no útero, em adultos e crianças incluindo AV nodal, taquicardia juncional, flutter e fibrilação atrial, taquicardia ventricular e fibrilação ventricular associada com doença arterial coronária e cardiomiopatia …
Comentários