Qual o principal mecanismo de ação da aspirina?
Farmacocinética. O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1).
Qual o mecanismo de ação do ácido salicílico?
Mecanismo de ação O mecanismo não é bem elucidado, mas sabe-se que o ácido salicílico reduz a adesão dos corneócitos, desprendendo-os, consequentemente levando ao processo queratolítico na pele.
Como o AAS atua no organismo?
A partir da dose 500 mg, o AAS exerce seus efeitos anti-inflamatório, antipirético (contra febre) e analgésicos (contra a dor). Quando usado em doses mais baixas, 100 mg ou 200 mg, o AAS apresenta apenas um efeito de inibir a ação das plaquetas do sangue.
Como você classifica o mecanismo de ação da aspirina sobre a enzima Cox?
A COX-2 tem papel importante na geração da inflamação, produzindo mediadores chamados prostaglandinas, por isso sua inibição é o principal mecanismo de ação da aspirina. A inibição da COX-2 e, consequentemente, da prostaglandina E2 garante o efeito antipirético no tratamento da febre.
Qual o efeito da aspirina?
Aspirina® é o medicamento da Bayer que por meio de sua ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória,1 é indicado há mais de 100 anos para o alívio da dor.
Porque a aspirina é melhor absorvida no estômago?
A aspirina encontra-se eletricamente neutra no pH do estômago e consegue passar a membrana mucosa mais facilmente do que no intestino delgado.
Qual o grupo funcional do ácido salicílico?
hidroxiácidos
O ácido salicílico é um ácido orgânico, de fórmula química C7H6O3, pertencente ao grupo dos hidroxiácidos (possui uma hidroxila e uma carboxila em sua estrutura), no seu estado puro é sólido, apresenta forma de cristais brancos ou de pó cristalino, inodoro, pouco solúvel em água, mas solúvel em solventes polares e éter …
Onde o ácido acetilsalicílico é absorvido?
O AAS é um fármaco ácido absorvido em meio com pH ácido (estômago), já o PC, um fármaco alcalino é melhor absorvido preferencialmente em meio alcalino (intestino delgado), porém uma pequena parte pode ser absorvida em meio ácido.
Qual AAS afina o sangue?
Além disso, a aspirina é anticoagulante, dessa forma, também pode ser administrada para impedir a agregação plaquetária e afinar o sangue. Reduzindo, assim, as chances de infarto agudo do miocárdio, prevenir AVC, e trombose em pessoas que apresentam fatores de risco.
Quanto tempo AAS faz efeito?
O medicamento começa a fazer efeito já a partir de 20 minutos, e pode durar por até 6 horas. De modo geral, ele não deve ser utilizado, sem orientação médica, por mais de 3 ou 5 dias seguidos.
Qual COX O AAS inibe?
O AAS atua inibindo a síntese de tromboxano A2 (TxA2) via COX-1, prevenindo a atividade vasoconstritora e trombótica deste prostanóide.
Qual será o efeito fisiológico da ação da aspirina sobre a COX figura B )?
b) A aspirina provoca a acetilação da serina, levando à obstrução do acesso do substrato (ácido araquidônico) ao sítio ativo da enzima COX, decorrente de um impedimento esté- rico.
Qual a diferença entre AAS e aspirina?
O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é utilizado para prevenir o infarto, a doença vascular periférica ou o acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais nestes pacientes.
Para que é indicado aspirina C?
Aspirina® C é indicada para o tratamento de dores de cabeça leves a moderadas, bem como para dores relacionadas a gripe, como dor causada por inflamação de garganta e febre.
Comentários