Qual o interesse da Igreja Católica na expansão marítima *?

Qual era o interesse da Igreja Católica na expansão marítima?

A Igreja Católica tinha interesse nas expansões marítimas porque devido ao fato da Reforma Protestante na Europa ter diminuído muito o número de fiéis (que se tornaram protestantes), os católicos queriam expandir o catolicismo para terras novas visando aumentar o número de fiéis e seguidores.

Por que Portugal foi o pioneiro na expansão marítima?

Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais.

Quais foram os povos pioneiros nesse processo de expansão?

Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.

Quais eram os diversos interesses envolvidos na expansão marítima?

INTERESSES ENVOLVIDOS (“FATORES”): BUSCA DE RIQUEZAS: ESPECIARIAS, OURO, PRATA… EXPANDIR OS DOMÍNIOS EUROPEUS. AMPLIAR OS PODERES DOS ESTADOS (REIS). CONVERSÃO/CATEQUESE DOS NATIVOS.

Qual era o principal objetivo da expansão marítima?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.

O que levou os portugueses a serem pioneiros?

Pioneirismo português Lisboa era um grande centro comercial no século XV. … O acúmulo de conhecimento náutico e o desenvolvimento de novas tecnologias possibilitaram que as Grandes Navegações iniciassem-se no século XV, e os portugueses são considerados os pioneiros nesse processo.

Porque Portugal foi pioneiro nas Grandes Navegações Brainly?

Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. … Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar.

Quais foram os dois países pioneiros na expansão marítima e comercial europeia *?

Algumas condições existentes na Península Ibérica levaram primeiramente Portugal e, depois, a Espanha a se tornarem pioneiros desta expansão marítima. … Portugal se destacou antes dos demais países por já ter um porto, na cidade de Lisboa, que ligava o comércio entre o Mar Mediterrâneo e o norte europeu.

Quais os pioneiros precursores no processo de e expansão marítima no século XV *?

O Estado Nacional Espanhol realizou sua primeira expansão marítima em 1492. A rota de destino dos espanhóis foi em direção ao oeste, sob a liderança do navegador italiano Cristóvão Colombo. A rota escolhida por Cristóvão Colombo foi fruto das influências das teorias renascentistas acerca da forma do mundo.

Quais foram os motivos para a expansão marítima?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão marítima europeia?

Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:

  • Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda.
  • Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra.
  • Desejo de expandir a fé cristã
  • Necessidade de novos mercados.

Quais são as principais características da expansão marítima?

Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão

O que foi o pioneirismo português Brainly?

O pioneirismo português nas grandes navegações marítimas – que culminaram nas descobertas de novas terras, na expansão do comércio e na propagação da fé cristã – se iniciou em 1385, data da subida ao trono de dom João 1º, conhecido como Mestre de Avis.

Quais países europeus foram os pioneiros na expansão marítima dos séculos expansão marítima europeia é mercantilismo durante o século XV e início do século XVI *?

A Espanha se insere nessa empreitada no final do século XV, estendendo sua expansão por todo século XVI. Em seguida, Holanda e Inglaterra inauguraram as expansões marítimas tardias, durante o século XVII. É na busca pelas rotas até a Índia que a Espanha acaba por descobrir a América; e Portugal, por chegar ao Brasil.