Qual o dia dos Erê?

Qual é o dia dos Erês?

dia 27 de setembro
No dia 27 de setembro se celebra em muitas partes do Brasil uma festa religiosa bastante popular, que se formou no entrecruzamento de diversas tradições religiosas.

Qual é o mês de Erê?

Em 27 de setembro os terreiros de umbanda festejam os Erês, conhecidos também como Meninos d’angola, Ibeijada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis.

Qual é o nome do meu Erê?

Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.

Qual é o dia da semana de Cosme e Damião?

Em 1969, a religião católica alterou o dia de São Cosme e São Damião para o dia 26 de setembro para não chocar com a data que se celebra são Vicente de Paula. Mas, pela tradição, a maioria das pessoas ainda comemora no dia 27.

Quem é aninha na Umbanda?

Aninha é uma menina que atua na irradiação da paz a ambientes onde há ausência deste sentimento. É calma, amiga e muito conselheira. Um verdadeiro anjo que plasma nas casas de caridade. Está sempre pronta a ajudar seus médiuns, aconselhando, e outras crianças que estejam a sofrer.

Como os Erês morreram?

Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.

Quem é Erê na Umbanda?

Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa “brincar”.

Como pedir para Erê?

Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Como saber se é um Erê?

A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.

Quem tem Erê?

Quem são os Erês Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.

São Cosme e Damião dia 27?

O Dia de São Cosme e Damião é comemorado em duas datas: 26 e 27 de setembro. No primeiro dia citado, os católicos festejam a ocasião. Já no segundo, é a vez da celebração das religiões de matriz africana. A data é marcada pela tradição de oferecer doces às crianças.

Qual o dia de acender vela para Cosme e Damião?

26 de setembro
No dia se São Cosme e Damião (26 de setembro) acenda uma vela de 7 dias em uma igreja e faça uma doação de brinquedos à uma creche ou instituição de apoio à crianças carentes. No dia de Cosme e Damião, compre duas chupetas, uma rosa e outra azul. Compre também uma vela rosa e uma azul.

Como saber se vc tem um Erê?

Características dos Erês:

  1. Gostam de dançar e brincar;
  2. Podem chorar e fazer birra;
  3. Comem doces e guloseimas;
  4. Trazem energia positiva para o terreiro;
  5. Falam a verdade sem tabu;
  6. Fazem perguntas importantes, mas vistas como “inconvenientes”;
  7. Podem auxiliar em passes e rituais;
  8. E transmitem a mensagem do Orixá.

Qual o trabalho dos Erês?

Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.