Qual é o Dia do solo Espírito-santense?
dia 23 de maio
Celebra-se no dia 23 de maio, o Dia da Colonização do Solo Espírito–Santense. A data tem origem no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.
O que aconteceu no dia 23 de maio de 1535?
Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Quantos anos tem o solo Espírito-santense?
Neste domingo, 23 de maio, é celebrado o Dia da Colonização do Solo Espírito–Santense, e também os 486 anos de Vila Velha.
O que é solo Espírito-santense?
Conheça a história e curiosidades sobre a colonização do solo espírito–santense. … A data remonta ao ano de 1535, quando portugueses a bordo da caravela Glória desembarcaram na Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.
Como foi colonizado o Espírito Santo?
A história dos europeus em território capixaba começou em 23 de maio de 1535, quando os colonizadores portugueses, chefiados pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, desembarcaram na Capitania do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, foi fundada a povoação de Vila Velha, o primeiro núcleo populacional da capitania.
Quem é o povo capixaba?
Segundo os estudiosos da língua tupi, capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. … Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Quais foram os povos que vieram para o Brasil e para o Espírito Santo?
O Espírito Santo recebeu imigrantes de diversas partes da Europa, principalmente da Alemanha e da Itália que, junto com os portugueses, africanos e indígenas aqui residentes deram os traços principais da cultura capixaba. Igrejas, casarios e calçamentos guardam ainda marcas das influências destes povos.
Quem foram os antigos moradores da terra do Espírito Santo antes da chegada dos portugueses?
Inicialmente, a região era habitada por diversas tribos indígenas, todas pertencentes ao tronco Tupi; as tribos do interior eram chamadas de Botocudos, sendo-lhes atribuído comportamento hostil e belicoso, além da prática de antropofagia. No litoral, as tribos também eram hostis, porém de hábitos um pouco diferentes.
Quantos anos tem a cidade de Vila Velha?
Cidade mais antiga do Espírito Santo, ponto de chegada dos portugueses para a colonização, Vila Velha completa neste domingo (23) 486 anos.
Quais foram os imigrantes que vieram para o Espírito Santo?
Há exatos 159 anos, desembarcavam no Espírito Santo os primeiros imigrantes pomeranos. O grupo era formado por 27 famílias, em um total de 117 passageiros. Eles eram agricultores e luteranos, que partiram de Hamburgo, na Alemanha, no navio Eleonor, em abril de 1859.
Quais os povos europeus que imigraram para o Espírito Santo?
O Espírito Santo, no século XIX, contava com uma grande população de origem indígena e africana. Depois da colonização portuguesa, a partir do século XIX o estado recebeu levas consideráveis de imigrantes, na maioria italianos, mas também alemães, portugueses e espanhóis.
Porque quem mora no Espírito Santo é chamado de capixaba?
Capixaba. Quem nasce em Vitória é vitoriense. Contudo, o termo “capixaba” passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. “O termo ‘capixaba‘ se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.
Quem nasce no Espírito Santo e nordestino?
Os habitantes naturais do estado do Espírito Santo são denominados capixabas (ou espírito-santenses).
Quais foram os grupos de imigrantes que vieram para o Brasil?
Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira.
Comentários