Qual o custo para entrar na maçonaria?

Qual o custo para entrar na maçonaria?

"Procuramos saber exatamente quem é para ter uma garantia de bons trabalhos." A taxa de iniciação da Glada, uma loja mista, é de R$ 750,00, valor restituído caso a inscrição não seja aceita.

O que é preciso para entrar na maçonaria?

A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons.

Quem pode ser membro da maçonaria?

Em vez disso, os requisitos predominantes até hoje para se tornar maçom envolvem apenas a declaração de fé num "Ser Supremo" genérico, que os adeptos também chamam de "Grande Arquiteto do Universo". Em geral, pede-se que os membros jurem seguir essa crença de acordo com o livro sagrado de sua preferência.

Como é o ritual de iniciação na maçonaria?

Ocorre que a Iniciação Maçônica é formada por um ritual que demanda a presença do iniciando e dos Maçons que o irão receber. Essa cerimônia é obrigatoriamente presencial.

Qual o papel da esposa de um membro da maçonaria?

A importância da mulher na Maçonaria é fazer um trabalho em conjunto com os maçons, acabando de vez com o individualismo, já que só nada se constrói. Seja simples, já que em qualquer convivência é preciso ceder muitas vezes, e ficar feliz com o fato de fazer outra pessoa feliz.

Qual é o perfil de um maçom?

O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem.

Quais os trabalhos da maçonaria?

Oficiais

  • Venerável Mestre.
  • Mestre Instalado.
  • Vigilante.
  • Diácono.
  • Tesoureiro.
  • Secretário.
  • Cobridor.
  • Outros cargos.

Quem trabalha na Maçonaria?

Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom.

O que é família maçônica?

Neste sentido faço referência a família do Maçom, um lar de pessoas iniciadas não consanguíneas, mas que procuram sempre estreitar os laços de amizade como verdadeiros irmãos, atribuindo assim suas esposas como cunhadas e seus filhos como sobrinhos.

Por que entrar na maçonaria?

Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante.

Porque o aprendiz maçom não pode falar?

Por ser o ritual que ingressa o não maçom à ordem, é o que chama mais atenção e praticamente toma para si toda a atenção do mundo não maçom. Tradicionalmente, durante todo o tempo que se está no grau de Aprendiz não lhe é permitido falar em Loja.

Qual o papel da esposa de um membro da Maçonaria?

A importância da mulher na Maçonaria é fazer um trabalho em conjunto com os maçons, acabando de vez com o individualismo, já que só nada se constrói. Seja simples, já que em qualquer convivência é preciso ceder muitas vezes, e ficar feliz com o fato de fazer outra pessoa feliz.

Qual foi a primeira loja maçônica no Brasil?

Areópago de Itambé

O Areópago de Itambé foi a primeira loja maçônica do Brasil, fundada no ano de 1796 em Itambé, Pernambuco, por Manuel Arruda Câmara.

Por que os maçons são ricos?

Portanto, na Maçonaria, a verdadeira riqueza reside no florescimento do espírito humano e na busca incessante para se tornar um ser humano melhor a cada dia.

Quais são os sinais de um maçom?

  • Três grandes luzes.
  • O Livro da Lei.
  • Esquadro e compasso.
  • Colunas.
  • Utensílios de pedreiro.
  • Avental.
  • Gabinete de reflexão.
  • Símbolos do Templo.

Onde fica a sede da Maçonaria no Brasil?

Grande Oriente do Brasil
Sede: Palácio Maçônico "Jair de Assis Ribeiro" Brasília, Brasil
Primeiro Grão-Mestre: José Bonifácio
Grão-Mestre Atual: Ademir Cândido da Silva
Número de Lojas: 2.400

Quais são os tipos de Maçonaria?

Os mais utilizados são o Rito de York, o Rito de Emulação, o Rito Escocês Antigo e Aceito, Adonhitamita e o Rito Moderno (também chamado de Rito Francês ou Moderno na Europa). Juntos, estes três ritos detêm como seus praticantes mais de 99% dos maçons especulativos.

Quais as vantagens de ser um maçom?

Por isso, ao se tornar Maçom, você estará proporcionado para todos os seus familiares a integração com essa grande comunidade maçônica. Nossa união atinge mesmo aqueles que estão fisicamente distantes, afinal, os laços que nos unem são realmente gigantes e desconhecem limites territoriais.