Qual o conceito mais adequado de Direito Administrativo?

Qual o melhor conceito de Direito Administrativo?

Conceito. Direito Administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público 1.

Qual é o conceito geral de Direito Administrativo?

Sob a ótica objetiva, o Direito Administrativo é o conjunto de normas que regulamentam e regulam a atividade da Administração Pública de atendimento ao interesse público.

Quais as principais características do Direito Administrativo?

Uma das características do direito administrativo é tratar dos poderes da administração pública, tais como: poder de regulamentar, dado as líderes do Poder Executivo; poder hierárquico, dado a administração pública para estabelecer a hierarquia em seus órgãos; poder disciplinar, organização interna da administração …

Quais são os principais fundamentos do Direito Administrativo?

A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.” Estes princípios estudados até aqui são os cincos básicos da Administração (l.

Qual a origem do Direito Administrativo?

O direito administrativo surgiu na França no fim do século XVIII e início do século XIX, tendo seu reconhecimento como ramo autônomo do direito no início do processo de desenvolvimento do Estado de Direito, calcado no princípio da legalidade e da separação dos poderes.

São características do Direito Administrativo brasileiro?

O Direito Administrativo brasileiro apresenta as seguintes características técnicas: ramo recente do Direito; não codificado, na medida em que sua base normativa decorre de legislação esparsa; adoção do modelo inglês de jurisdição una como forma de controle da administração; parcialmente influenciado pela …

Quais são os princípios básicos da Administração Pública?

Os princípios administrativos “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…).”

Quais são os 5 princípios do direito administrativo que a Administração Pública está subordinada?

A Administração Pública está subordinada aos princípios de Di- reito Administrativo e, em especial, aos princípios básicos instituídos no artigo 37, caput, da Constituição da República, a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Qual o princípio mais importante da Administração Pública?

1) LEGALIDADE Essa é a primeira regra necessária para se entender a relação de princípios da Administração Pública, visto que todos os atos administrativos praticados por um servidor durante o desempenho das atividades deverão, impreterivelmente, estar previstos em lei.

Qual a origem do Direito Administrativo brasileiro?

Podemos afirmar que o Direito Administrativo no Brasil teve início após a sua colonização, pois a partir deste fato houve a instauração das Ordenações Portuguesas no território brasileiro, não havendo nenhuma criação doutrinária do Brasil, mas apenas o Direito português.

Qual é a natureza jurídica do Direito Administrativo?

O Direito Administrativo é ramo do Direito Público, pois tem por objetivo reger a or- ganização e o exercício de atividades do Estado, voltadas para a satisfação do interesse público. O Direito Administrativo regular as relações jurídicas entre as pessoas e os órgãos do Estado e entre este e a coletividade.

Qual é a base do Direito Administrativo brasileiro?

Entre as normas de Direito, a principal fonte do Direito Administrativo é a Constituição Federal. E isto não apenas porque esta é a fonte originária das normas e, hierarquicamente, superior. As principais normas de Direito Administrativo, na verdade, estão dispostas na Constituição Federal.

Quais são os princípios?

Os princípios constitucionais são os valores básicos da ordem jurídica. Incluem os princípios políticos-constitucionais (ou fundamentais) e os princípios jurídicos-constitucionais. Os princípios políticos-constitucionais são os valores do estado democrático de Direito (respeito aos direitos e garantias fundamentais).

São princípios da Administração Pública exceto?

São princípios da administração pública, EXCETO: Segurança jurídica. Discricionariedade. Impessoalidade. Eficiência.