Qual o CID de mielomeningocele?

Qual o CID para mielomeningocele?

Pode se encontrada no CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição) pelo código Q05.

Quais são os dois déficits clássicos da mielomeningocele?

Paralisia parcial ou completa das pernas ou pés. Pés ou pernas tortas. Déficits de aprendizado geralmente leves.

O que é a doença mielomeningocele?

Segundo Antônio, mielomeningocele é o nome dado a uma falha no fechamento do tubo neural – estrutura que origina a medula e o cérebro no embrião. Essa falha faz com que a medula, as raízes nervosas e as meninges do bebê fiquem expostas.

O que significa o CID G82?

CID10 – G82 – Paraplegia e Tetraplegia.

Qual a diferença entre mielomeningocele e meningocele?

Portanto a mielomeningocele é o único tipo de espinha bífida que expõe a medula espinhal do bebê ao líquido amniótico. A meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se projetam para dentro do saco. Neste caso, a lesão é geralmente coberta pela pele.

Quais as principais deformidades encontradas no portador de mielomeningocele?

A sede mais frequente da mielomeningocele é a região lombar as quais resultam em paralisia flácida, diminuição da força muscular, diminuição dos reflexos tendíneos, deformidades de origem paralítica e congênita.

Quais são os tipos de mielomeningocele?

A meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se projetam para dentro do saco. Neste caso, a lesão é geralmente coberta pela pele. A lipomielomeningocele é um tipo de espinha bífida em que a medula espinal no saco é coberta por gordura e pele.

O que é mielomeningocele tem cura?

A mielomeningocele não tem cura pois, embora seja possível reduzir a bolsa com cirurgia, as lesões provocadas pelo problema não podem ser revertidas completamente.

Quem tem mielomeningocele pode andar?

Crianças e adolescentes com mielomeningocele podem apresentar dificuldades motoras ou para ficar em pé e caminhar porque perdem os movimentos dos músculos que ficam abaixo da lesão. Para o tratamento, algumas vezes, são utilizadas órteses para auxiliar a reabilitação.

O que é paraplegia espástica?

A paraparesia espástica hereditária (familiar) compreende um grupo de doenças hereditárias raras que causam fraqueza gradual com espasmos musculares (fraqueza espástica) nas pernas. As pessoas com paraparesia espástica hereditária têm reflexos exagerados, cãibras e espasmos, dificultando a marcha.

O que é paralisia espástica?

Paralisia cerebral espástica: É a variação mais comum da síndrome e atinge a região do córtex motor do cérebro, responsável pelos movimentos. Nesse caso, os músculos possuem a sua capacidade de força reduzida e o tônus elevado, o que provoca enrijecimento.

Quais os tipos de meningocele?

Pode ser oculta e assintomática (espinha bífida oculta), apresentar as meninges expostas (meningocele) ou, além das meninges, a medula e as raízes nervosas podem estar expostas (mielomeningocele).

Quais os tipos de meningocele ou espinha bífida?

Como identificar a espinha bífida

  1. Espinha bífida oculta. A espinha bífida oculta caracteriza-se pelo fechamento incompleto da coluna vertebral em que não há envolvimento da medula espinhal e das estruturas que a protegem. …
  2. Espinha bífida cística.

Quais as complicações da mielomeningocele?

Outras complicações Dificuldade de aprendizagem, déficit de atenção, problemas com a linguagem e dificuldades para ler e fazer contas também podem ocorrer em crianças com mielomeningocele. Além disso, pode haver problemas de pele, infecções do trato urinário, distúrbios gastrointestinais e até mesmo depressão.