Qual o assunto principal do Sermão de Santo António aos Peixes?
Antônio Vieira exalta as qualidades dos peixes, como a obediência, e repreende os vícios, como a soberba e o oportunismo. … A última parte é a peroração, ou conclusão, na qual Vieira exalta os peixes que, por sua natureza, não podem ser sacrificados vivos a Deus e sacrificam-se então, em respeito e reverência.
Qual é o tema central do sermão da Sexagésima?
O tema do Sermão da Sexagésima é a ―Parábola do semeador‖, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei. Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.
Porque é que o Sermão de Santo António aos Peixes é uma alegoria?
Entende-se por alegoria uma representação concreta de algo abstracto. O “Sermão de Santo António aos Peixes” está associado a este conceito, pois o padre António Vieira, quando fala aos peixes, na verdade é aos homens que se dirige, sendo os peixes metáfora dos homens.
Quem são os peixes no sermão de Santo António?
O padre proferia o discurso fazendo comparações entre os vícios dos colonos com os tipos de peixes, como o polvo, o voador, o pegador e o roncador. No capítulo III, Padre Vieira apresenta o Peixe de Tobias, a Rémora, o Torpedo e o Quatro-Olhos. Já no capítulo V, ele compara os tipos de peixes com os vícios humanos.
Qual o objetivo dos sermões?
O sermão tem como propósito ensinar a palavra de Deus, explicando-a e exortando aos bons costumes, como acontece no “Sermão da Montanha”, proferido por Jesus Cristo, no início da vida pública, que S. … Como arte oratória, o sermão recorre ao discurso argumentativo.
Quais são as três partes de um sermão e explica cada uma?
introito ou exórdio: é a introdução ao tópico, ao assunto do qual tratará o sermão; desenvolvimento ou argumento: nessa parte, desenvolvem-se as principais ideias do texto. É nesse momento em que o autor apresenta os argumentos para convencer o público; peroração: é a conclusão do sermão.
Qual a função do sermão?
O sermão tem como propósito ensinar a palavra de Deus, explicando-a e exortando aos bons costumes, como acontece no “Sermão da Montanha”, proferido por Jesus Cristo, no início da vida pública, que S. … Na literatura portuguesa, Sermões são o principal título da obra do Padre António Vieira.
O que significa Sermão da Sexagésima?
O Sermão da Sexagésima é uma obra religiosa e literária de autoria do Padre Antônio Vieira. … Nele, Vieira usa de uma metáfora: pregar é semear. O tema, ou seja, o conceito predicável, do sermão é extraído, como regra, da passagem bíblica definida pelo calendário litúrgico: Semen est verbum Dei (S.
Que santo pregou para os peixes?
Santo António pregando aos peixes tem representados dois episódios fundamentais da hagiografia de Santo António. Em primeiro plano vemos o Santo a pregar aos peixes no Adriático que o escutam com mais atenção do que os herejes de Rimini.
Como é dividido o Sermão de Santo António aos Peixes?
As partes constituintes do sermão são o exórdio, a invocação, a exposição ou informação, a confirmação e a peroração. No exórdio, Pe. António Vieira parte do conceito predicável “Vós sois o sal da terra”. E, tal como Santo António, também ele dirige a sua palavra aos peixes, dado que não é ouvido pelos homens.
Quais são as duas qualidades de ouvintes dos peixes?
Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e não falam. Uma só cousa pudera desconsolar ao pregador, que é serem gente os peixes que se não há de converter.
Qual é o objetivo do sermão de Padre Vieira?
→ A forma do sermão Desde os anos do sacerdócio, Vieira destacou-se como grande orador. A grande maioria dos seus textos foi escrita, portanto, no formato de sermões, ou seja, textos em prosa de orientação moral e religiosa que têm como objetivo argumentar e persuadir o leitor.
Qual o objetivo do Sermão do Padre António Vieira?
Também conhecido como “O Sermão dos Peixes”, pois nele o padre usa a imagem dos peixes como símbolo para fazer uma crítica aos vícios dos colonos portugueses que se aproveitavam da condição dos índios para escravizá-los e sujeitá-los ao seu poder.
Como são divididos os sermões?
Escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos. Estão formalmente divididos em três partes: Intróito ou Exórdio: a apresentação, introdução do assunto. Desenvolvimento ou argumento: defesa de uma ideia com base na argumentação.
Comentários