Qual o melhor livro de Nietzsche para começar a ler?
Livros de Nietzsche: Conheça os 5 melhores do autor
- A Genealogia da Moral fala sobre sentimentos. …
- Em Assim Falou Zaratustra Nietzsche obteve seu maior sucesso. …
- A Gaia Ciência mostra a filosofia de Nietzsche com versatilidade. …
- Além do Bem e do Mal é considerado, pelo autor, seu livro mais importante.
Como ler os livro de Nietzsche?
0:544:06Clipe sugerido · 60 segundosComo começar a ler Nietzsche | Ordem de livros + Dicas extrasYouTubeInício do clipe sugeridoFinal do clipe sugerido
Por que ler Nietzsche hoje?
Sua mensagem definitiva –a criação de novos valores, a instituição de novas metas para a aventura humana na história– é também um cântico de alegria. Essa é uma das razões pelas quais o estilo de Nietzsche resulta da combinação paradoxal de elementos antagônicos: sombra e luz, agonia e êxtase, gravidade e leveza.
Qual a linha de pensamento de Nietzsche?
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
Qual foi o primeiro livro de Nietzsche?
Todos os sete livros escritos até 1876 compreendem a fase chamada pelos estudiosos de “juventude da obra de Nietzsche”. Em 1878, o filósofo publicou Humano, demasiado humano, a sua primeira obra escrita em aforismos, estilo que marcou a escrita nietzschiana.
Qual a melhor biografia de Nietzsche?
A biografia de Hollingdale continua sendo o melhor relato sobre a vida e as obras de Nietzsche para os estudiosos do grande filósofo. Esta biografia clássica foi publicada originalmente na década de 1960 e recebida com entusiasmo na época.
Qual a ordem correta para ler Nietzsche?
Lista de Leitura Ordenada: Friedrich Wilhelm Nietzsche
- O Nascimento da Tragédia.
- A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos.
- O Crepúsculo dos Ídolos.
- Além do Bem e do Mal.
- Genealogia da Moral.
- A Gaia Ciência.
- Humano, Demasiado Humano.
- Humano, Demasiado humano II.
Como entender a filosofia de Nietzsche?
Para Nietzsche, a vida é “vontade de potência”: o desejo de viver de forma plena, autêntica e vigorosa. Por isso o filósofo considerava a perspectiva dos gregos antigos mais próxima de uma vida plena e carregada de significados, pois mesclavam a realidade ao mito; a existência aos mais profundos anseios da humanidade.
Por que estudar Nietzsche?
Por que estudar sobre sua história? Friedrich Nietzsche (1944-1900) foi um consagrado filósofo alemão que também se dedicou aos estudos de idiomas como o grego e o latim. Além disso, seus pensamentos agitaram a sociedade da época por serem contrários aos princípios do cristianismo.
O que você precisa saber antes de ler Nietzsche?
Sugestão de ordem de leitura para Nietzsche
- Crepúsculo dos Ídolos (principalmente o capítulo “O problema Sócrates” que deveria ser a primeira leitura na obra do autor e já deixa claro aquilo que Nietzsche vai combater em todos os seus livros)
- Para além do bem e do mal.
- Vontade de Potência.
- A Gaia Ciência.
Quais são as principais ideias de Nietzsche?
As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a “morte de Deus”, o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.
Quais aspectos do pensamento de Nietzsche?
Nietzsche se propõe a fazer uma crítica dos valores morais que compõem a cultura. Mais do que isso, ele coloca em questão esses valores e sugere transformá-los por completo. … Centralizou sua doutrina em quatro pontos fundamentais: a vontade de potência, o super-homem, a autossuperação da moral e o eterno retorno.
Qual livro influenciou Nietzsche?
Friedrich Nietzsche | |
---|---|
Filosofia contemporânea | |
Trabalhos notáveis | Assim Falou Zaratustra |
Influências: | Heráclito, Epicuro, Platão, Montaigne, Dostoiévski, Spinoza, Kant, Goethe, Schiller, Stirner, Schopenhauer, Heine, Emerson, Poe, Wagner |
Em qual livro Nietzsche diz que Deus está morto?
Nietzsche expressou a sentença “Deus está morto” pela primeira vez no terceiro livro do escrito A gaia ciência, publicado em 1882.
Comentários