Qual foi o motivo da guerra dos camponeses?

Qual o motivo da guerra dos camponeses?

Esta revolta foi motivada pelo descontentamento tanto com as condições sociais (os camponeses eram a classe mais baixa, sem privilégios, propriedade dos empregadores, extorquidos do que produziam e sujeitos a impostos insuportáveis) como com as religiosas (a Reforma tinha posto em evidência o estado pouco digno em que …

Por que muntzer acusava Lutero?

Lutero não concordava com as ações dos camponeses, posto que defendia a nobreza, principalmente pelo fato de alguns príncipes acolherem Lutero. Müntzer chegou a chamar Lutero de “Doutor Mentiroso”. Apesar de sua força, o movimento camponês não conseguiu superar as forças repressivas da nobreza alemã.

Quais razões levaram os camponeses a se revoltarem contra a nobreza dominante alemã?

Em 1524, os camponeses alemães se revoltaram contra os senhores feudais, para os quais eram obrigados a trabalhar. A crise do sistema feudal havia modificado a situação da população rural. Liderada por Thomas Müntzer, um pastor da Saxônia, a revolta camponesa alastrou-se pelos campos e cidades da Alemanha.

Qual foi o resultado das revoltas do camponeses?

Revolta dos camponeses na Inglaterra em 1381

Revolta camponesa
Data 30 de maio de 1381 – novembro de 1381
Local Inglaterra
Desfecho Supressão da revolta e execução dos líderes rebeldes
Beligerantes

O que eram os camponeses?

Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal. Mesmo compondo a expressa maioria da população medieval, esses eram subordinados à autoridade dos grandes proprietários de terra pelo sistema de servidão.

Como Lutero argumentou contra a revolta de camponeses?

Lutero elogia os que lutavam contra os camponeses afirmando que “os que foram mortos lutando do lado dos governantes pode ser um verdadeiro mártir aos olhos de Deus” e encerra com uma espécie de “aviso”: “se alguém acha que isto é duro demais que se lembre que a rebelião é intolerável e que a destruição do mundo deve …

O que ocorreu com Thomas Müntzer no contexto da reforma protestante?

Líder protestante antagónico face a Lutero e ao Luteranismo dominador, entrou em choque e esteve mesmo à frente de movimentos campesinos contra o poder político alemão. Este líder revolucionário acabou por ser eliminado, como o seu movimento, pelos senhores luteranos.

Por que Lutero não apoiou os camponeses?

Na verdade, Lutero era simpático a muitas das reivindicações dos camponeses porque as considerava justas, embora considerasse que havia exageros. Ele então visitou os acampamentos onde os camponeses se organizavam. O que viu o decepcionou profundamente.

Quais foram os motivos que levaram os camponeses da Europa medieval a se revoltarem contra a nobreza?

(Unifor-CE) A situação de extrema miséria no campo, em virtude das calamidades naturais, aliada à opressão das obrigações servis, levou os camponeses da Europa medieval a se revoltarem contra a nobreza. Dessas insurreições, as mais significativas foram: As Lutas em Poitiers, em 1355, e a Revolta de Brétingny, em 1356.

Que fatores levaram os camponeses europeus a se revoltarem com tanta frequência na segunda metade do século XIV?

Na Inglaterra, em 1381, os camponeses se revoltaram contra o aumento de impostos sobre os servos, contra a fixação dos salários e contra a volta da obrigatoriedade da permanência dos servos em uma dada propriedade. Grupos camponeses chegaram a marchar até Londres, destruindo edifícios e clamando por reformas.

Quais foram as consequências das revoltas camponesas?

Grupos camponeses chegaram a marchar até Londres, destruindo edifícios e clamando por reformas. Apesar de essas revoltas terem sido derrotadas, elas indicaram o início do fim da servidão na Europa Ocidental e a desintegração do mundo feudal, em decorrência das transformações sociais que geraram.

Como terminaram as revoltas camponesas?

Como terminaram As revoltas terminaram com dura repressão dos nobres (senhores feudais) franceses sobre os camponeses. De acordo com estimativas de historiadores, cerca de 22 mil camponeses foram mortos pelas forças militares dos nobres.

Qual era o papel dos camponeses?

Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal. Mesmo compondo a expressa maioria da população medieval, esses eram subordinados à autoridade dos grandes proprietários de terra pelo sistema de servidão.

Como era o trabalho dos camponeses na Idade Média?

Nas famílias camponesas, todos trabalhavam muito. Além de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos.