Qual foi a obra mais famosa de Pixinguinha?

Qual foi a obra mais famosa de Pixinguinha?

Considerada nosso “segundo hino nacional”, “Carinhoso” é uma das canções mais lembradas pelos brasileiros1. Escrita por volta de 19172, ela perdura na memória auditiva de gerações e testemunha, nos vários registros, as mudanças por que passou a mú…

Qual o significado do nome Pixinguinha?

O menino teria recebido da avó africana ou de uma prima chamada Eurídice o apelido Pizindim (cujo significado seria “menino bom”). Há quem acredite que o nome Pixinguinha seja derivado da mistura desse apelido com “Bexiguinha”, pois, quando criança, teve a face marcada pela varíola (chamada popularmente de bexiga).

Quantos anos Pixinguinha tinha quando morreu?

75 anos (1897–1973)Pixinguinha / Idade ao falecer

O 17 de fevereiro de 1973 era um sábado. Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, vestia terno e gravata e estava na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro, pronto para batizar o filho de um amigo. Mas morreu antes da cerimônia, vítima de um ataque cardíaco. Tinha 75 anos.

Qual a história de Pixinguinha?

Exímio flautista, Pixinguinha incorporou a MPB elementos do jazz americano e das religiões afro-brasileiras. O legado de um ícone da música popular brasileira começou cedo. Com 11 anos, Alfredo da Rocha Vianna Filho já levava o cavaquinho e a flauta para bailes e festas do subúrbio do Rio de Janeiro.

Quem foi Pixinguinha e qual é a sua importância para a cultura musical brasileira?

Para pesquisadores e estudiosos da área, o músico carioca teve um papel fundamental na formação da música popular brasileira e contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. Pixinguinha nasceu Alfredo da Rocha Vianna Filho, em 4 de maio de 1897, no Rio de Janeiro.

Em que ano foi criada a música Carinhoso?

19172
Considerada nosso “segundo hino nacional”, “Carinhoso” é uma das canções mais lembradas pelos brasileiros1. Escrita por volta de 19172, ela perdura na memória auditiva de gerações e testemunha, nos vários registros, as mudanças por que passou a música popular brasileira.

Onde está enterrado Pixinguinha?

Pixinguinha passou os últimos anos de sua vida em Ramos, e morreu em 17 de fevereiro de 1973, na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, quando seria padrinho em um batismo. Foi enterrado no Cemitério de Inhaúma. No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro.

Qual o nome do filho de Pixinguinha?

Deixou um filho adotivo, Alfredo da Rocha Vianna Neto.

Qual é a data de nascimento do Pixinguinha?

4 de maio de 1897Pixinguinha / Data de nascimento

Pixinguinha nasceu Alfredo da Rocha Vianna Filho, em 4 de maio de 1897, no Rio de Janeiro.

Qual é a importância do Pixinguinha?

Além de instrumentista virtuoso, Pixinguinha foi maestro, compositor e arranjador, sendo admirado e respeitado tanto no meio popular quanto no clássico. A sua importância na música brasileira foi tão grande que, em 23 de abril, data de seu nascimento, comemora-se o Dia Nacional do Choro.

Quais são as principais obras de Pixinguinha?

Entre as mais conhecidas estão Um a zero, Segura ele, Lamentos, Sofres porque queres, Vou vivendo, Naquele tempo, Ingênuo (com Benedito Lacerda), Urubu, Rosa (com Otávio de Souza) e Página de dor (com Cândido das Neves), e sobretudo Carinhoso (com João de Barro), considerado um "hino popular" do Brasil, uma das músicas …

Qual foi o primeiro instrumento que Pixinguinha aprendeu a tocar?

flauta
Pixinguinha aprendeu a tocar flauta com o professor Irineu de Almeida e aos 14 anos já participava de ranchos e sociedades carnavalescas. Nessa época, seu irmão mais velho, conhecido como China, lhe arranjou o primeiro emprego como músico, tocando em cabarés na Lapa.

Quem gravou pela primeira vez a música Carinhoso?

Pixinguinha. 1ª gravação de 1928.

Quem gravou Carinhoso pela primeira vez?

Orlando Silva
Apesar de sua modernidade, a música provavelmente não teria alcançado tamanha popularidade se não fosse a letra de Braguinha, gravada pela primeira vez por Orlando Silva, em disco Victor (34.181-A) em 1937.

Quem é o filho adotivo de Pixinguinha?

1935. No oitavo ano de casamento, Betty e Pixinguinha adotam um menino, que é registrado como filho do casal e recebe o nome de Alfredo da Rocha Vianna Neto.

Quem é o Rei do choro?

Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”.

Quem é o autor da música é por você que eu canto?

João Viola
É Por Você Que Canto – João Viola – LETRAS.MUS.BR.

Quais as principais composições de Pixinguinha?

Entre as mais conhecidas estão Um a zero, Segura ele, Lamentos, Sofres porque queres, Vou vivendo, Naquele tempo, Ingênuo (com Benedito Lacerda), Urubu, Rosa (com Otávio de Souza) e Página de dor (com Cândido das Neves), e sobretudo Carinhoso (com João de Barro), considerado um "hino popular" do Brasil, uma das músicas …