Qual o significado de Geoglifo?
Figura de grandes dimensões, cuja percepção só é possível a partir do ar ou de um plano muito superior, feita geralmente com rochas de cor diferente ou com desbaste de vegetação ou de material geológico.
Quais são os geoglifos?
Geoglifo é uma grande figura feita no chão (geralmente com mais de quatro metros de extensão), em morros ou regiões planas.
Onde estão localizados os geoglifos?
A maioria dos geoglifos estão localizados dentro de propriedades particulares rurais, são fazendas, sítios, plantações e pastagens onde o desmatamento para abrir espaço para ocupação, revelou o patrimônio arqueológico acobertado pela floresta.
Quais povos fizeram os geoglifos?
Pelo que se sabe, os geoglifos foram feitos por índios Aruaques que habitaram a Amazônia séculos atrás para servir de campo para rituais religiosos. Os primeiros desenhos datariam da era Antes de Cristo. A maioria, porém, foi feita entre os séculos 1 e 10.
Qual a importância dos geoglifos?
Os geoglifos nos mostram que onde os pesquisadores pensavam que a floresta era intocada, na verdade, não era. Essas estruturas evidenciam que a Floresta Amazônica era manejada pelo homem há pelo menos 4 mil anos”.
O que são geoglifos na arte?
Geoglifos são desenhos geométricos, de grandes dimensões, feitos sobre o solo e que só podem ser vistos em sua totalidade do alto.
Quantos geoglifos tem no Acre?
No Acre, foram identificados mais de 300 sítios arqueológicos do tipo geoglifo que estão compostos por 410 estruturas de terra, números que vem aumentando, devido ao desenvolvimento de pesquisas arqueológicas no Estado.
Como surgiram os geoglifos?
Feita a partir de restos de carvão queimado encontrados numa camada geológica rica em pedaços de cerâmica, um indicativo de que houve ali alguma presença humana, a nova série de datações também sugere que os desconhecidos autores dos geoglifos podem ter desaparecido antes da chegada dos europeus nas Américas.
Quem construiu os geoglifos do Acre?
Schaan criou o grupo de pesquisa Geoglifos da Amazônia Ocidental e foi uma das principais responsáveis por identificar e catalogar os geoglifos da Amazônia. Ranzi alerta que, além da monumentalidade, os sítios arqueológicos dos geoglifos chamam a atenção pela perfeição geométrica.
Qual a importância dos geoglifos para entender a cultura da sua cidade?
Como uma espécie de praça tribal, a área interna dos geoglifos deve ter sido utilizada para cerimônias. “A evidência arqueológica sugere que esses sítios eram usados para encontros especiais, cultos religiosos e apenas ocasionalmente como aldeia”, diz Denise.
Porque o geoglifos são considerados um patrimônio cultural da humanidade?
“Eles são marcas da presença indígena na região e são marcas que mudam o entendimento desses povos. Por causa do tamanho, da suposta quantidade muito grande de mão de obra que era necessária para construir, supõe-se que a população era numerosa”, afirma.
Como foram feitos os geoglifos?
Feita a partir de restos de carvão queimado encontrados numa camada geológica rica em pedaços de cerâmica, um indicativo de que houve ali alguma presença humana, a nova série de datações também sugere que os desconhecidos autores dos geoglifos podem ter desaparecido antes da chegada dos europeus nas Américas.
Como geoglifos foram encontrados no Acre?
Esses recintos foram encontrados na região sudoeste da Amazônia Ocidental, mais predominantemente na porção leste do Estado do Acre, estando localizados em áreas de interflúvios, nascentes de igarapés e várzeas, associados em sua maioria aos rios Acre e Iquiri.
O que são os geoglifos encontrados no estado do Acre e como eles foram construídos?
Acredita-se que as estruturas foram construídas como espaços de sociabilidade a partir do início da Era Cristã até o século 16 ou 17 – possíveis locais de encontros e rituais erguidos quando a região ainda era uma savana, antes do surgimento da floresta que conhecemos.
Comentários