Qual o significado da palavra iluminura?
Chamamos iluminuras aos ornamentos presentes nos livros e manuscritos efectuados com recurso ao desenho, pintura e aplicação de folha metálica. Esses ornamentos incidiam frequentemente nas letras iniciais decoradas com símbolos religiosos e eram, na época medieval, executados essencialmente por monges.
Qual a função das iluminuras?
Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo aplica-se igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.
Quem fazia às iluminuras?
Os monges copistas faziam essa atividade por penitência, pois era muito dolorosa. Toda a atividade era feita à pena, em pergaminho (nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever) o que dificultava a escrita.
Como se faz uma iluminura?
Passo 1: as iluminuras medievais, textos ilustrados, geralmente traziam temas religiosos como cenas de passagens bíblicas. Você não precisa escolher esse tema, escolha uma frase, um texto ou mesmo uma palavra que seja importante pra você. Passo 2: Esboço- em folha branca faça um desenho prévio da sua iluminura.
Quem fazia os manuscritos?
Era nos mosteiros medievais que mais se produziam esses livros, cujo objetivo era recuperar e difundir a cultura clássica. Eram chamados de manuscritos porque, como na Antiguidade, eram escritos à mão: os livros eram copiados um a um pelos monges e cada cópia representava um exemplar único.
O que significa retábulo em português?
1. Obra de arte de pedra ou madeira esculpida, de encontro ao altar. 2. [Por extensão] Painel ou quadro de altar.
Qual era a principal intenção dos mosaicos na Idade Média?
As construções desse estilo revelavam o intuito principal de defesa, tanto as igrejas quanto os castelos. Com suas paredes grossas, a ideia era que tanto os palácios quanto as igrejas deveriam ser fortes e resistentes.
Como às iluminuras eram feitas na arte medieval?
Os trabalhos eram ilustrados com iluminuras, pinturas que recebiam folhas de ouro que “iluminavam” a imagem. As cores eram obtidas de plantas, minerais, sangue e insetos. O pigmento era misturado com clara,gema de ovo e cera de abelha para deixá-lo mais consistente e permanente.
Quem criava as iluminuras?
No tempo do Apocalipse do Lorvão e o Livro das Aves, a iluminura era produzida em mosteiros por monges copistas que trabalhavam no scriptorium. O responsável pelo scriptorium coordenava o trabalho da cópia dos textos que, nesta época, eram essencialmente religiosos.
Quem eram as pessoas que faziam às iluminuras na Idade Média?
O termo “iluminura” é geralmente empregue para designar todo o conjunto pictórico de carácter decorativo ou ilustrativo que acompanhava os textos dos códices e dos livros manuscritos do período medieval. … Os mais antigos testemunhos de iluminura remontam ao Egito Antigo.
Para que serve a letra capitular?
No contexto da tipografia, uma letra capitular ou letra capital é uma letra no início da obra, de um capítulo ou de um parágrafo, de maior dimensão que o restante corpo do texto. Em manuscritos ou livros antigos, a letra capital é muitas vezes profusamente decorada e chega a ocupar várias linhas do corpo do texto.
O que são iluminuras e iluminogravuras?
O interesse de Suassuna pelas iluminuras surgiu a partir de sua obra A Pedra do Reino. Esse trabalho é uma junção de iluminura com gravuras, ou seja, é um tipo de poesia visual, que une o texto literário e a imagem, através de uma técnica medieval aliada aos modernos processos de gravação em papel.
Quem usava os pergaminhos?
O pergaminho era geralmente feito da pele de vacas, ovelhas e cabras – estas foram empregadas principalmente na Itália –, mas outros animais foram ocasionalmente usados.
Qual era a função desses manuscritos?
A cópia de manuscritos era uma importante fonte de renda para os monastérios, pois eles também trabalhavam por encomenda de príncipes ou pessoas importantes.
Comentários