Qual é o gosto do pequi?
É carnuda e sedosa a polpa do pequi. Parece que ele brinca de ser ao mesmo tempo difícil, delicado, tenso, intenso, árido, macio. Pequi deixa a mão oleosa, os dentes amarelos e o gosto fica dentro da boca, demora para ir embora.
Qual é o cheiro do pequi?
“Ele tem cheiro de cerrado”, especula a chef goiana Chris Isaac. Em sua aparição mais freqüente, o pequi é Caryocar brasiliense ou brasiliensis. Do grego caryon (núcleo ou noz), mais kara (cabeça).
Em que o pequi é rico?
Rico em vitaminas A, C e E, fibras e gorduras saudáveis, o pequi é bom para a imunidade, para a visão, para a pele e ajuda muito a diminuir o nível de colesterol ruim. Além disso, pesquisas recentes mostraram a importância do fruto na diminuição dos radicais livres que ajudam a formar doenças crônicas e inflamatórias.
Para que o pequi é bom?
Bom para o coração No óleo da polpa do pequi há maior concentração do ácido oleico (ômega 9), que ajuda a reduzir colesterol “ruim” (LDL), pressão arterial e triglicerídeos. Já no óleo da amêndoa do pequi (consumido como suplemento), o ácido predominante é o palmítico, que é antioxidante e contém vitamina A.
É verdade que o pequi é afrodisíaco?
Seus frutos, de coloração amarelo vivo, têm cheiro inconfundível e fama de serem afrodisíacos. Muitos namoros, casamentos e gravidez tiveram início debaixo de sua frondosa copa, na época da catação de pequi no sertão.
Quais os malefícios do pequi?
Mas, o que o excesso de pequi pode provocar para a saúde? O nutricionista afirma que é por causa da oleosidade. O consumo excessivo pode levar principalmente ao aumento do colesterol. E o excesso de vitamina A pode causar náuseas, tonturas, sonolência e até a diminuição do apetite.
Como é a árvore do pequi?
O pequizeiro é uma árvore alta, com tronco de 2 m a 5 m de circunferência e altura de 15m a 20m. Ocorre mais frequentemente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Bahia.
Qual a cor do pequi?
A fruta apresenta as cores do Brasil, casca verde e interior amarelo, e recebeu o nome por causa dos inúmeros espinhos encontrados em sua polpa. Na língua indígena, pequi é pele (py) e espinho (qui).
O que faz mal com pequi?
O que faz mal: Pequi com bebida alcoólica em dia de sol: dor de barriga. Manga com leite: provoca vômito, azeda no estômago, dá dor de barriga, envenena o corpo e leva à morte.
Qual é o jeito certo de comer pequi?
Consome-se cozido, puro ou misturado com arroz, frango etc. Da polpa também pode ser extraído um óleo, o azeite de pequi, usado para condimento e na fabricação de licores. Para se comer o pequi, é necessário extremo cuidado.
Quanto tempo leva para um pé de pequi dar fruto?
Normalmente uma árvore de pequi produz em média dois mil frutos por colheita, e começa a produzir no quinto ano após o plantio.
Quem tem pressão alta pode comer pequi?
O pequi contém uma quantidade expressiva de gordura monosaturada, que é benéfica ao coração e importante para ajudar na redução de doenças como colesterol e hipertensão.
Quem tem gordura no fígado pode comer pequi?
Ela recomenda o consumo do pequi em qualquer tipo de preparo tanto doces como salgados. A nutricionista ainda indica as folhas de pequi, que ajudam a limpar e a desintoxicar o fígado.
Como é a folha do pé de pequi?
Folhas pilosas, compostas, formadas por três folíolos, com as bordas recortadas. Flores vistosas, grandes, de coloração amarela.
Comentários