Qual é o objetivo do Sítio do Picapau Amarelo?

Qual o objetivo do Sítio do Picapau Amarelo?

Objetivo: Levar a Literatura de Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa. Oportunizar aos alunos da Educação Infantil o contato com a obra de Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Pica- Pau Amarelo.

Como trabalhar o Sítio do Picapau Amarelo na educação infantil?

Desenvolvimento:

  1. Verifique o quanto eles sabem acerca do tema;
  2. Apresente o cenário do Sítio do Pica Pau Amarelo e alguma de suas muitas histórias e personagens;
  3. Cantar;
  4. Assistir filmes;
  5. Recorte e colagem;
  6. Desenho;
  7. Brincadeiras dirigidas;
  8. Ditado;

Porque trabalhar Monteiro Lobato na educação infantil?

Influência para várias gerações, o autor do Sítio do Pica Pau Amarelo ainda é uma boa porta de entrada para estimular o comportamento leitor da turma. Se você foi criança entre as décadas de 1930 e 1950, provavelmente foi apresentado à literatura brasileira e infantil por meio de algumas obras de Monteiro Lobato.

Como trabalhar Monteiro Lobato na educação infantil?

Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam a todos! Neste Projeto iremos utilizar as características de seus personagens e trabalhar valores como: amizade,respeito,solidariedade,preservação do meio ambiente.

Como trabalhar as obras de Monteiro Lobato?

Conforme as crianças forem comentando o que sabem das histórias de Lobato, do período histórico em que transcorrem, do espaço onde se movimentam e até das polêmicas que as envolvem, fica mais fácil, para mediadores adultos, fazer a contextualização, de acordo com o repertório de cada criança.

Como fazer um projeto de literatura infantil?

Contaremos histórias das lendas folclóricas; • Criando e brincando com massinha de modelar; • Brincadeiras de imaginação; • Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história; • Dramatização feito pelas crianças e professoras; • Trabalhar linguagem oral e escrita; • Exploração dos personagens e modelagem …

Porque é importante ler Monteiro Lobato?

Lobato dizia que não era um autor de infantilidades, e sim um autor infantil. Queria escrever livros para as crianças lerem e morarem: “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar” – notamos aí sua afetividade, a valorização do sentimento em relação à leitura.

Qual foi a importância da obra de Monteiro Lobato para a literatura infantil brasileira?

Ele foi um grande difusor da cultura com a revista do Brasil. E ele foi o nosso primeiro grande autor de livros infantis, com a Emília, com o Sítio do Picapau Amarelo. Então, ele é uma figura chave, uma figura inescapável da nossa cultura.

Como podemos trabalhar as obras de Monteiro Lobato em sala de aula?

Conforme as crianças forem comentando o que sabem das histórias de Lobato, do período histórico em que transcorrem, do espaço onde se movimentam e até das polêmicas que as envolvem, fica mais fácil, para mediadores adultos, fazer a contextualização, de acordo com o repertório de cada criança.

Como trabalhar a literatura?

Quais são as principais áreas de atuação para trabalhar com Literatura?

  1. Escrita. Quando se fala em trabalhar com Literatura, é natural que a primeira profissão que passe pela cabeça seja a de escritor. …
  2. Revisão. …
  3. Tradução. …
  4. Edição. …
  5. Marketing Editorial.

Como elaborar um projeto de literatura?

5 passos para criar um projeto de incentivo à leitura empolgante

  1. 1) Reveja os principais objetivos a serem desenvolvidos pela série que você irá lecionar. …
  2. 2) Avalie e prepare uma bibliografia adequada para a idade dos alunos e os conteúdos a serem trabalhados.

Como fazer um projeto de leitura para Educação Infantil?

Os projetos de leitura geralmente abordam diversos temas dentro de um único livro; cabe ao professor priorizar qual ou quais temas abordará com mais ênfase para alcançar os objetivos da aula; um livro pode servir como base para diversas aulas; dinamizar e explorar de maneira lúdica para que o aluno da Educação Infantil

Como Monteiro Lobato aprendeu a ler?

Um pouco de Monteiro Lobato Aprendeu a ler e escrever com a mãe, mas foi com o avô, Visconde de Tremembé, que tomou gosto pela leitura, lendo os livros infantis de sua biblioteca. Ao completar 13 anos foi estudar em São Paulo, no Instituto de Ciências e Letras, a fim de se preparar para a faculdade de Direito.

O que você aprendeu sobre Monteiro Lobato?

Contista, ensaísta e tradutor, Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. … Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês, sua obra prima como escritor.