Qual é o objetivo da Psicologia Comunitária?

Qual objetivo da Psicologia Comunitária?

O objetivo da Psicologia Comunitária é o aprofundamento de consciência e o fortalecimento de uma identidade de sujeito da comunidade como responsável e ativo na transformação positiva da realidade.

Qual a importância da Psicologia Comunitária?

A importância da Psicologia Social Comunitária, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, consiste em apontar discussões e ferramentas operativas, na busca de uma alternativa de desenvolvimento mais adequada à realidade local, agregando, à dinâmica social do destino, a importância do sujeito como transformador da sua …

Qual a definição para Psicologia Comunitária?

Uma área da Psicologia Social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários.

Onde atua o psicólogo comunitário?

Dentro do sistema educacional, psicólogos comunitários muitas vezes trabalham em faculdades e universidades para ministrar cursos e conduzir pesquisas. Em um ambiente governamental, eles podem trabalhar na área da saúde e serviços humanos para os governos locais, estaduais e federais.

Qual é o papel do psicólogo comunitário?

O trabalho do psicólogo comunitário em uma comunidade visa sobremaneira à formação de uma consciência crítica da própria população, que nesse processo, participa de forma ativa na identificação e na resolução de suas necessidades principais.

Como se apresenta a Psicologia Comunitária na atualidade?

“Surgindo como uma sub-área ou como um campo de práticas em Psicologia Social, a Psicologia Comunitária no Brasil e na América Latina traz a marca da busca pela transformação social, pela liberdade de expressão, pela emancipação da subjetividade, pela perspectiva interdisciplinar nas suas reflexões e práticas, pela …

Qual é a importância de uma comunidade?

Uma comunidade real existe quando seus membros interagem de uma forma significativa que aprofunda a compreensão uns dos outros e leva ao aprendizado. Esse espaço de troca é importante para que todos possam participar e, assim, agregar ao grupo. … Fazer parte de uma comunidade possibilita esse relacionamento.

Qual o papel da ética na prática da Psicologia Comunitária?

Para a Psicologia Comunitária, a ética parte do reconhecimento da participação que é abordado não só como o direito fundamental que têm as pessoas, mas também como expressão do respeito à diferença. É identificado também o lugar da comunidade-sociedade no diálogo entre estas diferenças.

Qual é o conceito de comunidade?

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.

Como são pautadas as ações da Psicologia Comunitária?

As ações da PSC são pautadas:  com a realidade social e histórica dos sujeitos;  desenvolver nos sujeitos uma consciência crítica e autônoma;  contribuir na formação da identidade individual e social,  despertar perspectivas para uma mudança social;  buscar melhorias nas condições de vida e bem-estar dos …

Como seria o trabalho de intervenção do psicólogo social comunitária?

A Psicologia Social Comunitária surge como uma nova abordagem dentro do movimento da psicologia aplicada para lidar com os problemas de comportamento humano, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, priorizando o …

Qual a contribuição do psicólogo a na Psicologia Comunitária?

(1992) destacam outras tarefas desse psicólogo: avaliação de programas sociais, consultoria para a promoção de mudanças nas comunidades e a prática de pesquisa científica. A atuação nessa área enfatiza a participação de indivíduos na construção de um ambiente que seja favorável para as relações sociais.

Como a Psicologia Comunitária se introduziu no Brasil?

Nascimento afirma que a prática dos psicólogos junto às comunidades ocorre a partir do fortalecimento dos movimentos sociais no Brasil, no final da década de 70. Ainda segundo esse autor, essa nova área de atuação permitiu uma ampliação do campo da Psicologia.

Como a psicologia social Comunitária se desenvolveu no Brasil?

O surgimento da Psicologia comunitária ocorreu em meados da década de 60: Relacionado aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental, com a constituição dos serviços de saúde mental de base comunitária. Críticas às intervenções exclusivamente médicas e hospitalocêntricas nos casos de doença mental.