Qual é o objetivo da Andragogia?

Qual o principal objetivo da Andragogia?

Como todas as outras vertentes da ciência da educação, a Andragogia tem como objetivo a transmissão de conhecimento do professor para um ou mais alunos. … O ponto de partida deve ser a compreensão, já que dar aula para adultos coloca o docente em contato com realidades e necessidades muito diferentes.

Qual a importância da Andragogia?

A importância da Andragogia está principalmente no fato de que, quando um adulto estuda, não está apenas atrás de informação e conhecimento. Ele quer ir mais além e compreender os motivos pelos quais aprende determinado assunto, e não apenas o que ele significa.

Quais são as características da Andragogia?

2.3 CARACTERÍSTICAS DA ANDRAGOGIA São eles: autonomia, humildade, iniciativa, dúvida, mudança de rumo, contextos, experiência de vida, busca, objetividade e valor agregado.

Como ocorre a metodologia Andragógica?

A metodologia andragógica tem por fundamento, a educação de adultos. Nesse contexto, levam-se em consideração os saberes já existentes do aluno, sejam eles culturais sociais e históricos para – a partir disso, dar início e andamento ao ensino do adulto. Esta metodologia tem muito do método descrito por Paulo Freire.

Quantos são os princípios da andragogia?

Os 6 princípios da Andragogia O educador Malcolm Knowles na década de 70, definiu seis princípios da aprendizagem de adultos no livro “The Adult Learner”. No Brasil encontramos este livro em português com o título “Aprendizagem de resultados”, pois se trata de uma versão expandida pelos autores Holton e Swanson.

Qual a teoria de Comenius?

Comenius defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, aconselhando, para esse fim, que se construíssem escolas maternais; desta forma estes seres teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos depois.

Qual a importância da andragogia para a educação corporativa?

pelo fato da metodologia propiciar uma maior autonomia para os colaboradores, eles sentem melhor a importância dos seus esforços para os resultados alcançados; estímulo à formação de opiniões, ideias e sugestões por parte da equipe, aos mais variados contextos que integram os processos da organização.

Qual é a importância do conhecimento da andragogia pelo professor da EJA?

Contribui para o entendimento de que tal diversidade, na EJA, engloba três funções, quais sejam: a reparadora, pois permite o retorno à sala de aula desse jovem/adulto; a equalizadora, por permitir que ele volte ao ponto de onde parou, sem qualquer prejuízo; e a função permanente, que propicia a atualização do …

Quais são os pilares da andragogia?

  • Necessidade do aprendiz. Adultos não se abrem ao novo enquanto não souberem as razões da capacitação. …
  • Autoconceito do aprendiz. …
  • Experiência anterior. …
  • Prontidão para aprender. …
  • Orientação para aprendizagem. …
  • Motivação para aprender.

Como o adulto aprende andragogia?

Utilizar as experiências prévias: adultos trazem consigo experiências que são fonte de aprendizagem. Essas vivências moldam como o indivíduo interpreta e encara o mundo – seu modelo mental. Deste modo, é preciso partir de suas experiências para construir o conhecimento.

Quais são os 6 pilares da andragogia?

  • Necessidade do aprendiz. Adultos não se abrem ao novo enquanto não souberem as razões da capacitação. …
  • Autoconceito do aprendiz. …
  • Experiência anterior. …
  • Prontidão para aprender. …
  • Orientação para aprendizagem. …
  • Motivação para aprender.

Quantos são os princípios da andragogia Segundo Malcolm Knowles 1970?

Os 6 princípios da Andragogia O educador Malcolm Knowles na década de 70, definiu seis princípios da aprendizagem de adultos no livro “The Adult Learner”. No Brasil encontramos este livro em português com o título “Aprendizagem de resultados”, pois se trata de uma versão expandida pelos autores Holton e Swanson.

Quais são as principais idéias de Comenius?

Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.

Quais são os três pilares de Comenius?

Através dessa relação, reafirma-se o quão necessário é discutir educação, formação de professores e didática, sendo estes três pilares que se complementam e são debatidos desde um período em que não se pensava estruturalmente acerca disso.