Qual o mecanismo de ação farmacológica dos AINEs?
Mecanismo de Ação dos AINES A PGE2 aumenta a sensibilidade a dor a uma variedade de outros estímulos e interage com citocinas para causar febre. As prostaglandinas sensibilizam os nociceptores (hiperalgesia) e estimulam os centros hipotalâmicos de termorregulação.
Como agem os AINEs quanto a atividade Anti-inflamatória?
Efeito Anti-inflamatório: Diminuição da produção de prostaglandinas derivadas da COX-2, levando a diminuição da vasodilatação, edema e dor; Efeito Analgésico: Diminuição da dor (principalmente a inflamatória), diminuição de prostaglandinas que sensibilizam nociceptores da DOR (PGE2 e PGI2);
Qual o principal mecanismo associado ao efeito anti-inflamatório dos AINEs clássicos?
O principal mecanismo de ação das drogas anti–inflamatórias ocorre devido à inibição da síntese de prostaglandinas, reduzindo, assim, sinais e sintomas do processo inflamatório e intervindo positivamente, também, na redução significativa da resposta celular e humoral do processo inflamatório.
O que é o mecanismo de ação?
O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.
Qual o mecanismo de ação do ácido acetilsalicílico?
O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1).
Quais os efeitos dos AINEs?
Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Como agem os medicamentos anti-inflamatórios esteroides?
Eles agem interferindo na biossíntese das prostaglandinas, via produção de um peptídeo que inibe a enzima fosfolipase A2, responsável pela formação de ácido araquidônico dos fosfolipídios. Eles suprimem a expressão induzida de COX-2 e, portanto, a produção de prostaglandinas mediadas por COX-2.
Qual a diferença entre AINEs e AIEs?
O uso de AINEs, que atuam por mecanismos irre- versíveis de inibição das COXs (ex.: sali- cilatos), na fase final da gravidez, pode comprometer o trabalho de parto. A ação anti-inflamatória dos AIEs dá-se, através da indução da expressão do gene da liporcortina que, depois de sintetizada, inativa a fosfolipase A2.
Quais são os principais efeitos adversos dos AINEs?
Os efeitos colaterais mais importantes dos AINEs ocorrem no aparelho gastrointestinal. Aproximadamente 20% dos pacientes não toleram o tratamento com AINEs devido a tais efeitos, incluindo dor abdominal, azia e diarreia16. O tratamento em longo prazo pode causar erosões e úlceras gástricas e duodenais.
O que é mecanismo de ação de um medicamento?
O mecanismo de ação mais comum são aqueles que agem de maneira específica, abrangendo a maioria dos fármacos. Nesse caso, os fármacos necessitam se ligar a alvos moleculares específicos para desencadearem sua ação farmacológica. Portanto, esse grupo de fármacos apresenta um elevado grau de seletividade.
Quais são os tipos de mecanismo de ação?
Mecanismos de ação dos fármacos
- Atuação sobre enzimas: podem atuar ativando ou inibindo enzimas. …
- Interação com proteínas carregadoras: essas proteínas facilitam o transporte de substâncias através da membrana celular, sendo o alvo de diversos fármacos, que atuam competindo com essas substâncias pelo sítio de ligação.
Qual a função do ácido acetilsalicílico?
Disponível desde o início dos anos 1900, o ácido acetilsalicílico é um dos medicamentos mais usados do mundo para o controle da dor e da febre. Um de seus componentes, o salicilato, deriva do salgueiro, e suas propriedades já eram conhecidas há 4.000 anos.
Qual é o mecanismo de ação do salicilato?
O salicilato de metila pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), com propriedades analgésica e anti-inflamatória. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição da enzima ciclooxigenase, que consequentemente inibe a biossíntese das prostaglandinas.
Quais as contraindicações dos AINEs?
Alguns dos efeitos adversos mais comuns dos anti-inflamatórios são: Agravamento da hipertensão. Inibição da ação dos diuréticos. Agravamento da insuficiência cardíaca.
Comentários