Qual o certo chapéus ou chapéus?
Mas se essa explicação não foi tão profunda, você pode pensar de outra forma. As palavras que têm as seguintes terminações são acentuadas: éu, éus, éi, éis, ói, óis. (Veja, são todas ditongos!) Uma dica: o plural de chapéu é chapéus!
Qual é o plural de chapéu de sol?
Plural: chapéus-de-sol . Plural: chapéus-de-sol.
Porque chapéu e com U?
Origem da palavra chapéu O termo indica o diminutivo de cappa, que significa proteção de pano para a cabeça. Segundo alguns pesquisadores, a palavra chegou à língua portuguesa por influência do francês antigo (chapel). Na incorporação ao vocabulário do português, a letra “l” foi trocada pela letra “u”.
Tem acento em chapéu?
Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Qual é o plural de cachorro?
[Antigo] Que tem cabelos brancos. Feminino: cã. Plural: cãos.
Qual é o plural da palavra mel?
As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Qual é o plural de pneu?
PNEUS | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
E acento circunflexo?
Graficamente representado por um “chapeuzinho”, o acento circunflexo [^] é colocado sobre as vogais a, e, o, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada, como em: ambulância, mês e ônibus.
Como é o nome do acento do chapéu?
Hoje, vamos descobrir um pouco mais sobre este último acento: o circunflexo. O nome circunflexo é difícil, por isso é comum os professores chamarem-no de chapeuzinho (^). Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada.
Tem com acento ou não?
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
Por que exemplos?
“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas – “Por que você não foi?” vira “Por que razão você não foi?” e “Por que você não pagou a conta?” vira “Por que motivo você não pagou a conta?”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Qual é o coletivo de cães?
Cães – adua / cainçalha / canzoada / matilha. Cáfila – de Camelos (quando enfileirados) Cálice – baixela.
Comentários