Qual o Apgar ideal?
Qual é a nota de Apgar ideal? Bebês que têm o resultado de Apgar entre 8 e 10 são considerados saudáveis, com boa adaptação e não passaram por asfixia. Já os que obtêm resultados de 6 a 7 enfrentaram uma asfixia leve e transitória, os avaliados entre 3 e 5 tiveram uma asfixia moderada e de 0 a 3, grave.
O que significa Apgar 8 e 9?
É o resultado do Apgar que mostra como está a adaptação e se o bebê precisará de ajuda. Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve.
O que quer dizer Apgar 1?
0 = Não respira; 1 = Choro fraco com respiração irregular; 2 = Choro forte com respiração regular.
O que é Apgar 3?
Entre 6 e 7 significa que ele passou por uma asfixia leve, já entre 3 e 5, uma asfixia moderada e, de 0 a 3, asfixia grave. Geralmente, esses bebês nascem em morte aparente e precisam passar pelo processo de reanimação”, comenta a especialista.
Como avaliar a vitalidade do RN?
Para determinar a vitalidade do bebê, utilizou-se o índice de Apgar, que varia de zero a dez e avalia freqüência cardíaca, respiração, reflexos, tônus muscular e aparência da pele. Crianças que, no quinto minuto de vida, apresentam índice de Apgar inferior a sete são consideradas de baixa vitalidade.
Quais riscos se não for realizado o teste de Apgar?
O Apgar de 5º minuto < 7 pode ser considerado indicador de asfixia e, assim, mediria risco de morte.
O que é a Credeização?
O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica. Este procedimento é realizado na primeira hora de vida, tanto em parto normal quanto cesáreo (ORSHAN, 2010).
Quem faz o teste de Apgar?
Na sala de parto o responsável pela realização do Índice de APGAR é o neonatologista ou pediatra, na ausência excepcional deste profissional o Enfermeiro poderá realizar esta avaliação, a exemplo de outros instrumentos de estratificação de risco já realizados por Enfermeiros em diversas situações.
O que é vitalidade do RN?
Considera-se que o RN apresente boa vitalidade, quando ao nascimento, este é considerado a termo, está res- pirando ou chorando, com tônus muscular em flexão, sem a presença de líquido amniótico meconial, não necessitan- do consequentemente de qualquer manobra de reanimação.
O que avaliar no recém-nascido?
O sistema respiratório é avaliado pela contagem de respirações durante um minuto, uma vez que a respiração do neonato é irregular; o normal é de 40 a 60 respirações/minuto. A parede torácica deve ser avaliada quanto à simetria, assim como todos os ruídos pulmonares.
Qual a importância do aleitamento materno para o RN?
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.
O que é Credeização ou método de Crêde qual a finalidade desse método?
O que é Método de credé: Se refere a um procedimento realizado no parto para prevenção de conjuntivite bacteriana no bebê. Consiste na aplicação de um colírio com nitrato de prata para provocar uma reação inflamatória e prevenir a infecção bacteriana.
Para que serve a vitamina K no bebê?
É a aplicação de Vitamina K (Fitomenadiona) por via intramuscular no recém–nascido (RN). Prevenir a doença hemorrágica do RN. A vitamina K é um co-fator necessário para a ativação de um ativador da síntese dos fatores II, VII, IX e X.
Quem faz o teste do olhinho?
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico.
Comentários