Qual a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Quais são as fases de desenvolvimento de Wallon?
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.
Qual a abordagem de Wallon?
Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).
Qual a importância da teoria de Wallon para a educação?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Qual a teoria de Vygotsky e Wallon?
Wallon e Vygotsky concordam que o sujeito é determinado pelo organismo e pelo social que estrutura sua consciência, sua linguagem, seu pensamento, a partir da apropriação ativa das significações histórico-culturais.
Em qual estágio de desenvolvimento você se encontra Segundo Wallon?
Estágio Categorial: Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e “seletiva”, neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.
Em que aspectos a teoria de Wallon colabora para a educação?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?
Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos.
Qual a importância da teoria de Henri Wallon?
De acordo com a teoria de Henri Wallon, o fator orgânico influencia de forma direta na evolução do pensamento. Essa seria a primeira condição para que a gente possa desenvolver a nossa capacidade para nosso crescimento. Além dele, as influências do meio colaboram e moldam essa primeira instância.
Qual a importância da teoria de Wallon?
A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua …
Quais as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?
Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética. Vygotsky, pela perspectiva cultural e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva. Para Piaget, o processo de pensamento é resultado dos esquemas; a linguagem é resultado do desenvolvimento dos processos mentais.
O que diz a teoria de Vygotsky?
1 → O que diz a teoria de Vygotsky Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.
Que é o estágio do personalismo segundo Wallon?
O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a ‘crise negativista’: a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.
Comentários