Qual a diferença entre Melanie Klein e Anna Freud?
Klein, nascida a 1882 e falecendo a 1960, dedicou-se à análise do desenvolvimento da psique infantil em relação aos outros e ao exterior, nomeadamente no desenvolvimento do subconsciente e das suas idealizações. Por sua vez, Anna Freud dedicou-se ao estudo do ego e das suas linhas de desenvolvimento.
Porque a teoria de Anna Freud se chama psicologia do ego?
Ao longo de sua vida ela se preocupou muito mais com a dinâmica mental do que com sua estrutura. Por isso se interessou mais pelo ego do que pelo id, e pela parte inconsciente da vida psíquica que tanto apaixonava seu pai. Anna Freud é especialmente conhecida por seu livro “O Ego e os Mecanismos de Defesa”.
Qual a função do analista para Anna Freud?
Como se percebe, a função do analista de crianças tem em Anna Freud um papel essencialmente pedagógico. Combinado ao papel de educador, o analista de crianças seria uma espécie de mediador de conflitos ao orientar os pais no sentido de corrigir alguma etapa do desenvolvimento anormal de seu filho.
O que significa teoria de Freud?
A teoria freudiana procura explicar porque os seres humanos não se comportam sempre de maneira lógica e como o conteúdo do pensamento abrange mais do que a pesquisa cognitiva costuma estudar.
Quais as principais contribuições de Melanie Klein a psicanálise e em que ela se diferenciava de Anna Freud?
Diferente de Freud, Melanie também atribuía maior importância às primeiras fases do desenvolvimento da criança. Ou seja, fases anteriores ao complexo de Édipo. Ela afirmava que os primeiros estágios da vida psíquica eram muito mais importantes do que declarou Freud em seus estudos.
Qual a importância de Melanie Klein para a psicanálise?
Melanie Klein, nascida em Viena, em 30 de março de 1882, descobriu algo que viria a tornar-se revolucionário para a psicanálise: que os pensamentos infantis proibidos e conflitantes podem ser expressos por meio da brincadeira. Essa inovadora evidência teve início por acaso.
O que é psicologia do ego?
Na psicologia o conceito de ego faz referência ao centro da pessoa, isso é, o “eu”. … Assim, o ego é a parte consciente, responsável por interpretar a realidade, memória, emoções e percepção – relação do indivíduo com o meio – e mediador ente o Id e o superego.
Como surge a psicologia do ego?
Na década de 20 tem lugar na obra freudiana o terceiro mo- mento de síntese elaborativa sobre o inconsciente. … E justamente a partir de uma certa interpretação conferida ao que Freud elabora na segunda tópica que surge uma neo-escola de psicanálise autode- nominada: Psicologia Psicanalítica do Ego.
Por que Anna Freud defendia a Associação de medidas pedagógicas a análise de crianças?
Freud defendia a aplicação da análise infantil como medida profilática, argumentando que os resultados são seguros e duradouros. Propôs modificações na técnica utilizada com o adulto por considerar, dentre outros aspectos, que a associação livre não tinha razão de ser pelo fato de a criança não possuir superego.
Qual é a teoria de Freud?
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Quem foi Freud e descreva sua teoria?
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.
Quais as principais contribuições de Melanie Klein para a psicanálise?
As principais contribuições de Klein à psicanálise
- Conceitos a respeito das etapas mais primitivas do desenvolvimento psicossexual.
- Conceito de posição.
- Conceitos sobre a formação do ego e do superego e conceito a respeito da situação edipiana.
- Conceito de mundo interno.
Qual foi a maior contribuição de Melanie Klein a psicanálise?
Melanie Klein, nascida em Viena, em 30 de março de 1882, descobriu algo que viria a tornar-se revolucionário para a psicanálise: que os pensamentos infantis proibidos e conflitantes podem ser expressos por meio da brincadeira. Essa inovadora evidência teve início por acaso.
Quais as principais contribuições de Melanie Klein para psicanálise e em que a mesma se diferencia da psicanálise clássica?
Classicamente, são consideradas como as principais contribuições de Klein à psicanálise as seguintes formulações: 1. Conceitos sobre as etapas mais primitivas do desenvolvimento psicossexual, à luz da segunda teoria dos instintos de Freud, sobre as fantasias inconscientes e as primeiras defesas contra a angústia.
Comentários