Qual é a história da Vitória Régia?

Qual é a história da planta Vitória Régia?

A vitóriarégia é uma planta aquática originária da Amazônia. … Inspirados pela beleza da planta, os povos indígenas contam uma linda história. Diz a lenda que a índia Naiá era a mais bela da tribo. Porém, ao ver Jaci, a Lua, refletida nas águas do igarapé, desejou ir morar com ela no céu e virar uma estrela.

Qual o objetivo da lenda Vitória Régia?

A lenda ensina que é importante ter sonhos e ter motivação para persegui-los, mas que há limites a serem considerados.

Por que Araci queria tocar a Lua?

Há muitos anos, vivia numa aldeia uma garota sonhadora chamada Araci. Ela estava sempre pensando numa lenda que dizia que a mulher que conseguisse tocar a Lua iria se casar com o mais belo guerreiro. Muito ingênua, Araci vivia subindo no topo dos morros e nas árvores mais altas, na tentativa de alcançar a Lua.

Por que se chama Vitória Régia?

A vitóriarégia ganhou esse nome do botânico inglês John Lindley, em homenagem à rainha Vitória, do Reino Unido, no século XIX. A expedição à Amazônia de que ele participava levou sementes da planta para os jardins do palácio da rainha.

Por que a flor da Vitória Régia só abre a noite?

No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. … Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitóriarégia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

Porque a Vitória Régia muda de cor?

Como a Vitória RégiaVictoria Amazonica se reproduz A forma que ela se reproduz é muito interessante, as flores de cores diferentes são um sinal da sua reprodução: Quando a noite cai, a temperatura interna da flor sobe até 10 graus acima da temperatura ambiente, isso faz a flor se abrir.

O que podemos aprender com a lenda?

Além de ser uma história que explica os fenômenos que cercam o homem, as lendas também se caracterizam por serem histórias em que seres inanimados, como os elementos da natureza, os objetos etc., ganham qualidades humanas. … Mas as lendas também não servem somente para nos divertir; podemos aprender muito com elas.

Quem conta a lenda da Vitória-Régia E por qual motivo?

Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu.

Qual era o maior desejo de Naia?

Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu. Naiá ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em um dia virar estrela ao lado de Jaci.

O que a Lua fazia quando gostava de uma jovem?

Diziam ainda que se a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu. Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, ficou impressionada com a história.

Como se chama a flor da Vitória Régia?

A vitóriarégia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica….Vitóriarégia.

Reino: Plantae
Família: Nymphaeaceae
Género: Victoria
Espécie: V. amazonica

Porque a Vitória Régia só abre suas pétalas à noite?

No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. … Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitóriarégia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

Quando a vitória régia abre?

Elas se abrem nos meses de verão e duram apenas 48 horas. Sua cor inicial é o branco, que depois se transforma em rosa. Assim como a planta, a flor da vitóriarégia também é gigante: seu diâmetro pode chegar aos 30 centímetros.

Em que período do dia a vitória régia se fecham?

O ciclo da flor dura dois dias. Despertando ao pôr-do-sol, as flores da vitóriarégia amadurecem alvas durante a madrugada. Ao alvorecer do dia seguinte, a flor se fecha e ocorre a mudança na coloração das pétalas, indo do branco para o tom rosa.