Qual é a função do dr?

Qual a principal função do dr?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Como é o funcionamento de um dr?

Dispositivo DR: Como Funciona? O dispositivo DR monitora a corrente elétrica de um circuito e quando há uma fuga dessa corrente, ele age rapidamente (em torno de 7ms ou 0,007s) para seccionar o circuito. Mas como ele monitora a corrente elétrica? Ele realiza esse monitoramento usando basicamente uma bobina elétrica!

Qual a proteção do dr?

Dispositivo DR: Segurança dos usuários A obrigatoriedade do DR tem como principal objetivo a proteção dos usuários contra os choques elétricos, porque no momento que ele detecta a fuga de corrente para o corpo da pessoa, ele desarma imediatamente.

Quando devo usar disjuntor DR?

Principais Aplicações do disjuntor DR

  1. Circuitos que possui pontos de utilização em locais que contenham chuveiros, banheiras, torneiras, etc;
  2. Circuitos que contemplem tomadas em áreas externas;
  3. Circuitos que tenham tomadas internas porém que possam alimentar aparelhos na área externa;

O que a norma fala sobre DR?

De acordo com a Norma Brasileira NBR 5410, é obrigatório o uso de Dispositivo de Proteção a Corrente Diferencial-Residual (DR) nas instalações elétricas. Este dispositivo deve ser instalado nos seguintes circuitos: Que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.

Quais são as principais características técnicas de um dr?

Esse dispositivo tem por função detectar fuga de corrente elétrica no circuito no qual está instalado e desarmá-lo. O seu funcionamento interno é algo importante de entender, pois ele realiza uma soma vetorial das correntes que passam pelo seu núcleo toroidal e essa soma das correntes têm que ser igual a zero.

Como fazer a ligação de um dr?

0:513:55Clipe sugerido · 60 segundosComo Ligar o Dr da forma correta ( disjuntor diferencial ) – YouTubeYouTube

Porque dr desarma?

Fuga de Corrente nos Aparelhos Elétricos Se o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica. Neste caso vai ser necessário inspecionar o circuito.

Quais proteções é realizada por um disjuntor DR?

O que é o Dispositivo DR (Diferencial Residual)? O DR um dispositivo de proteção elétrica e tem a função de proteger pessoas e instalações contra possíveis acidentes decorrentes de falhas nos circuitos, desligando-os assim que a falha é detectada.

Qual a diferença de um disjuntor e dr?

Os disjuntores são peças essenciais para qualquer instalação elétrica. … Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR – INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente.

Quais circuitos devem ter dr?

Os dois devem ser ligados em série e o DR após o disjuntor. A norma ABNT NBR 5410:2004 recomenda o uso do dispositivo DR em todos os circuitos, principalmente nas áreas frias e úmidas ou sujeitas à umidade, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e áreas externas (piscinas, jardins, quintais, etc.).

Em quais circuitos colocar dr?

O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.

Quais são os tipos de DR?

Existem três tipos de dispositivo de proteção: o disjuntor, o dispositivo DR (diferencial residual) e o DPS (dispositivo de proteção contra surtos). Falaremos aqui exclusivamente sobre o Dipositivo DR.

Pode ligar motor no DR?

Considerando que o motor está em perfeitas condições, e que nenhum dispositivo na bancada está gerando uma fuga a terra podemos concluir que o DR pode perfeitamente ser instalado em circuitos de comandos elétricos, porém alguns cuidados básicos precisam ser tomados, como por exemplo o uso do neutro antes do DR, que é …