Qual é a especialidade que cuida da gengiva?

Qual o médico especialista em gengivas?

O periodontista pode ser importante em várias situações! Desde uma simples consulta para verificar se está tudo em ordem com a saúde bucal do paciente, até para realizar tratamentos de doenças específicas que acometem a gengiva, estamos falando da gengivite e periodontite.

Quando ir ao periodontista?

Quando procurar um periodontista? A visita ao periodontista deve ser feita a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal. Nas consultas de check-up com esse especialista, são realizadas uma avaliação bucal geral, uma limpeza completa (profilaxia) e a aplicação do flúor.

O que faz o periodontista?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

O que causa inflamação na gengiva?

A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva.

Como Regenerar a gengiva?

Como tratar a gengiva retraída Limpeza profunda: o dentista pode usar instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados na raiz, no local em que a gengiva está retraída, um procedimento conhecido como alisamento radicular.

Quais os procedimentos realizados na periodontia?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Como saber a hora de ir ao dentista?

8 sinais de que você precisa ir ao dentista: da dor de dentes ao sangramento

  1. 1) Dor de dente. …
  2. 2) Sangramento na gengiva. …
  3. 3) Aftas e feridas na boca. …
  4. 4) Dente sensível. …
  5. 5) Dente quebrado ou trincado. …
  6. 6) Abscesso dentário. …
  7. 7) Dentes amarelados ou manchados.

27 de jan. de 2020

Como é feito o tratamento de periodontia?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Como é feita periodontia?

O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva.

O que é bom para desinflamar a gengiva?

Como tratar gengiva inchada?

  1. Lavagem bucal com água morna misturada com vinagre e sal;
  2. Escovar os dentes antes de dormir e depois das refeições e usar o fio dental;
  3. Ingestão de alimentos ricos em vitamina C, já que a mesma fortalece a gengiva;

O que é bom para inflamação na gengiva?

O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).

Quanto tempo demora para gengiva se regenerar?

Quando existe uma inflamação gengival, a conhecida gengivite, geralmente melhora em uma semana, com o uso de um colutório específico a base de clorexidina. Já as raspagens mais profundas demoram mais tempo, depende do grau de complexidade da doença periodontal do paciente.

O que fazer para estimular o crescimento da gengiva?

Escove os dentes duas vezes por dia. Uma boa massagem na gengiva, além de uma técnica de escovação que estimula o crescimento da gengiva na direção da superfície de mastigação, são os “segredos” para que a gengiva não sofra retração. Sempre escove todas as superfícies de seus dentes.

Quais são considerados parte do tratamento periodontal básico?

Para o sucesso da terapia periodontal e manutenção do resultado a longo prazo é de fundamental importância que as três etapas do tratamento periodontal básico sejam eficientes: raspagem e alisamento radicular, instrução de higiene bucal e motivação do paciente.