Qual é a diferença entre Umbanda e Quimbanda?

Qual é a diferença entre umbanda candomblé e quimbanda?

A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afrobrasileiras. Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Qual a diferença da umbanda com a quimbanda?

Daí o surgimento de duas correntes paralelas e opostas, que seriam conhecidas no Brasil como umbanda — o culto dos caboclos e pretos evangelizados; e a quimbanda — o culto dos caboclos e pretos que não aceitaram viver embaixo do pé do Deus dos brancos.

O que é quimbanda na umbanda?

A quimbanda, modalidade de culto afro-brasileiro habitualmente apresentada como mera inversão ético-moral da umbanda, preservou-se em rituais com entidades espirituais que supostamente contestam ou invertem a ordem moral vigente.

Quais são os orixás da quimbanda?

Partindo para a análise e interpretação do cosmos religioso, é possível notar que às sete linhas rituais da umbanda correspondem as sete linhas rituais da quimbanda, comandadas pelos seguintes exus: Exu 7 Encruzilhadas, Exu Pomba-Gira, Exu Tiriri, Exu Gira-Mundo, Exu Tranca-Ruas, Exu Marabô, Exu Pinga Fogo.

Qual é o Orixa mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual é a religião que faz macumba?

O que é Macumba: Macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Na “árvore genealógica” das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé.

Quem é da Umbanda Faz macumba?

Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões – e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe).

Quem são os Exus que trabalham na Quimbanda?

Em kimbanda, Exu Caveira, Exu Ganga, Exu das Sete Cruzes, Exu Tiriri, Exu Capa Preta, ou manifestação feminina Exu Maria Padilha, Exu Sete Saias, Pombagira das Almas, Exu Cigana, Exu Maria Mulambo, – para citar os mais Popular – permanecem assistentes Omulu, ou seja, um Orixá.

O que é gira de quimbanda?

As Pombas Giras são entidades com apresentação feminina pertencentes tanto à Umbanda como à Quimbanda. Já em terra, dona Maria Padilha também saúda todas as pessoas presentes. Após a presença das duas maiores entidades da casa, os membros do Ilê também recebem seus respectivos Exus e Pombas Giras (Figura 5).

Quem são os Exus que trabalham na quimbanda?

Em kimbanda, Exu Caveira, Exu Ganga, Exu das Sete Cruzes, Exu Tiriri, Exu Capa Preta, ou manifestação feminina Exu Maria Padilha, Exu Sete Saias, Pombagira das Almas, Exu Cigana, Exu Maria Mulambo, – para citar os mais Popular – permanecem assistentes Omulu, ou seja, um Orixá.

Quais as Pomba Gira da Quimbanda?

Exu Rei das Encruzilhadas/Pombagira Rainha das Encruzilhadas; Exu das Matas/Pombagiras das Matas; Exu Giramundo/Pombagira Giramundo; Exu do Cravo Vermelho/Pombagira da Rosa Vermelha; Exu Mulambo/Pombagira Maria Mulambo; Exu Sete Capas/Pombagira Sete Saias; Exu 7 Estrelas/Pombagira 7 Estrelas; etc.

Quais são os Exus de Quimbanda?

Descrição

  • Linha das Almas – Exu Omulu.
  • Linha dos Caveiras – Exu Caveira.
  • Linha de Nagô – Exu Gererê
  • Linha de Malei – Exu Rei.
  • Linha de Mossurubi – Exu Kaminaloá
  • Linha dos Caboclos Quimbandeiros – Exu Pantera Negra.
  • Linha Mista – Exu dos Rios/Exu das Campinas.

Por que Olokun é perigoso?

Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.

Quais são os Orixás mais raro?

Irocô
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.