Qual é a diferença entre estratégia e planejamento?

Qual a diferença entre estratégia e planejamento?

Uma estratégia é flexível; um plano é fixo. Enquanto uma estratégia nos indica uma direção geral, um plano atua como um guia detalhado passo a passo. Confundir a flexibilidade de uma estratégia com a firmeza de um plano, definitivamente levará à confusão na comunicação e acabará atrapalhando todo o processo.

O que é uma estratégia ou plano?

O que é Estratégia: Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Qual a diferença entre planejamento e administração estratégica?

Embora o planejamento estratégico lide com fatos, idéias, probabilidades, a administração estratégica acresce aspirações e capacidades de gestão, dando ênfase a mudanças na organização, procurando abordar a realidade em seu todo.

Quais as estratégias do planejamento?

De nada adianta planejar algo se a estratégia pretendida para a sua implementação não for posta em prática. … Para que isso seja possível, o planejamento estratégico engloba a missão, a visão, os objetivos, as metas, a criação de planos de ação e o acompanhamento de qualquer tipo de projeto.

O que vem primeiro planejamento ou estratégia?

O planejamento precisa entrar, entender a estratégia, e colocar através de um método claro: ordem, tempo e regras, para transformar um objetivo em ação. A estratégia nasce de um problema. O planejamento nasce de uma estratégia.

Qual o conceito de estratégia?

O conceito de estratégia vem sendo utilizado de maneira indiscriminada na Administração, podendo significar desde um curso de ação formulado de maneira precisa, todo o posicionamento em seu ambiente, até toda a alma, a personalidade e a razão existencial de uma organização.

Como definir uma estratégia?

Por isso, levantamos dicas para que você possa definir a melhor estratégia para a sua empresa:

  1. Identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. …
  2. Definição da identidade da empresa. …
  3. Definição dos objetivos da empresa e ações para alcançá-los. …
  4. Monitorar resultados. …
  5. Traçar ações para atingir melhores resultados.

O que significa administração estratégica?

A ideia de administração estratégica é totalmente ligada ao longo prazo. Um gestor que usa desse conceito visa dar um norte para a empresa, conseguindo estabelecer um foco e plano de ação que toda a hierarquia pode seguir, desde o líder até os seus colaboradores indiretos.

O que define o conceito de planejamento?

O que é Planejamento: O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Quais são as 3 etapas do planejamento?

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. …
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. …
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. …
  4. 4 – Definição do plano de ação. …
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

2 de jul. de 2018

Quais são os tipos de planejamento?

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.

O que vem antes do planejamento?

1 – Estratégica básica de planejamento Identifique o propósito. Identifique abordagens e estratégias especificas. Identifique planos de ação para atingir a estratégia. Monitore e atualize o plano.

Qual a relação entre estratégia e planejamento?

Isso acontece porque ESTRATÉGIA significa um pensamento criativo e livre de regras lógicas para imaginar e aplicar formas de tornar alguma coisa real. Já o PLANEJAMENTO pressupõe um pensamento sistemático e cheio de regras utilizadas para criar uma trilha de implementação lógica de algum processo.

Qual é o objetivo da estratégia?

É o método estabelecido para se atingir o objetivo. Define ideias, táticas, indicadores, cronograma e recursos necessários. Exemplo: Utilizar o inbound marketing para cumprir 50% do objetivo.