Quando instalar um Para-raio?
O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
- Que contenha materiais inflamáveis;
- Prédios com mais de 30 metros de altura;
- Estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura,
- Entre outros requisitos.
21 de set. de 2017
Qual é a distância que um Para-raios é capaz de proteger?
Em estruturas mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m.
É obrigatório ter Pára-raio em prédio?
Obrigatório por lei em todo o país e regulamentada pela norma NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e de aterramento elétrico, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a instalação de para-raios no topo dos prédios tem o propósito de evitar que descargas elétricas atmosféricas (raio …
Qual a área de cobertura de um Para-raio?
Geralmente, um para-raios consegue proteger uma área cônica, cuja base possui raio aproximadamente igual à sua altura. Ou seja, um para-raios posicionado a 20 metros de altura protegerá uma área de 20 metros de raio, cujo centro será a base do sistema de proteção.
O que é preciso para instalar Pára-raio?
A instalação de para raios é realizada em três partes: captação, sub subsistema de descidas e subsistema de aterramento. Na captação é definido o número de hastes que serão inseridas. Isso é realizado de acordo com o tamanho de prédio.
Como é feita a instalação de um Para-raio?
0:395:46Clipe sugerido · 55 segundosComo montar o Kit para Raio – YouTubeYouTube
O que o Para-raio protege?
De forma simples, o para-raios é constituído por uma haste metálica, instalada no ponto mais alto de uma edificação, conectada à terra através de cabos (“fios”) especiais. Sua finalidade é proteger a estrutura contra as altas descargas de energia que ocorrem durante a queda dos raios.
Qual a melhor forma de se proteger dos raios?
Para se proteger, evite permanecer em locais muito abertos ou andar com meios de transportes sem coberturas, como motos e bicicletas. Não fique perto de tomadas, nem use aparelhos eletrônicos ligados à elas e não carregue objetos metálicos.
Quando não precisa de SPDA?
Estruturas especiais com risco de explosão, tais como gases e líquidos inflamáveis, não só necessitam de instalação de SPDA, mas como esse tipo de estrutura requer o mais alto nível de instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
Quanto custa um Para-raio para prédio?
O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.500,00 para uma cobertura de prédio com 200m².
Como calcular o Para-raio?
Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.
Como dimensionar um Para-raios?
O cálculo do número de descidas é feito da seguinte forma: Imaginemos um galpão com dimensões de 20 x 40 metros, que determina um perímetro de cobertura 120 metros (soma de 40+40+20+20). Dimensionando um SPDA para Classe III, o sistema deverá possuir um total de oito condutores de descida.
Quem faz instalação de Pára-raio?
Conhecidos popularmente no mercado como SPDA, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, são uma exigência do corpo de bombeiros, precisam ter a NBR-5419 da ABNT como norma regulamentada, e podem ser instalados em diversos estabelecimentos, como residências e indústrias em geral.
Como instalar um Para-raio rural?
O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.
Comentários