Qual é a alimentação do boto cor-de-rosa?

Qual é o alimento preferido do boto Cor-de-rosa?

É conhecido ainda como botorosa, boto-malhado, boto-branco, boto, costa-quadrada, cabeça-de-balde e uiara. A espécie se alimenta principalmente de peixes, mas completa a dieta com tartarugas e caranguejos. Na época das chuvas, desloca-se para as áreas alagadas da floresta, onde há maior oferta de alimentos.

Quais são os costumes do boto Cor-de-rosa?

O botocor-de-rosa normalmente vive sozinho, mas também é encontrado em pares (formados pela fêmea e seu filhote) ou em grupos pequenos, com até quatro animais. Ele se alimenta de dezenas de espécies de peixes, bem como de camarões, caranguejos e até tartarugas.

Como o Boto-cor-de-rosa se comporta?

O botocor-de-rosa é um animal presente nos rios amazônicos, e, na sua história, ele tem uma conotação negativa. O botocor-de-rosa é a lenda de um boto que, transformado em um homem sedutor, parte à procura de mulheres para seduzir.

Qual é o revestimento do corpo do boto?

Quando o rio possui água mais turvas, ele costuma ter a pele mais rosada. Já quando as águas são mais claras, os botos costumam apresentar uma cor mais acizentada no dorso e somente o flanco e o ventre ficam bastante rosados. Botos mais jovens apresentam uma cor cinza escura.

Quanto tempo vive um boto?

35 anos
O boto-cinza vive entre 30 e 35 anos. Apesar de ser um dos menores golfinhos da família dos Delphinidae, a espécie pode chegar até 2,2 metros e 90 kg.

Qual a principal ameaça do boto Cor-de-rosa?

Risco de extinção Duas ameaças, que se intensificaram recentemente, têm preocupado bastante os cientistas: a pesca da piracatinga e a construção de hidrelétricas. Estima-se que cerca de 600 botos são mortos por ano no Brasil para servir de isca.

Porque dizem que o boto e protetor das mulheres?

O boto também é considerado protetor das mulheres, pois quando ocorre naufrágio com uma embarcação, se o boto estiver por perto ele salva a vida das mulheres empurrando-as para a margem do rio.

O que acontece com os filhos do boto?

Lá a engravida e depois a abandona. Na manhã seguinte ele se transforma em boto novamente. Por esse motivo, a Lenda do Boto é utilizada muitas vezes para justificar uma gravidez fora do casamento. Ademais, costuma-se dizer que “a criança é filho do boto” quando é filho de pai desconhecido.

Como o boto cor-de-rosa fica rosa?

Já a cor rosa vem de outro lugar: cicatrizes. Botos machos brigam entre si com frequência, e o tecido cicatrizado é mais rosinha que a pele em volta. É por isso que botos mais velhos ficam com a cor cada vez mais viva. E olha só: quanto mais brilhante o rosa, mais atraentes os machos são para as fêmeas.

Qual a principal ameaça do boto cor-de-rosa?

Risco de extinção Duas ameaças, que se intensificaram recentemente, têm preocupado bastante os cientistas: a pesca da piracatinga e a construção de hidrelétricas. Estima-se que cerca de 600 botos são mortos por ano no Brasil para servir de isca.

Quantos dentes tem um boto?

A dentição é heterodonte e o número de dentes por ramo varia de 22 a 35.

Onde vivem os botos no Brasil?

América do Sul
O boto-cor-de-rosa é encontrado no norte da América do Sul, nas bacias do rio Amazonas e do rio Orinoco. São reconhecidas ao menos três populações geograficamente distintas: na bacia Amazônica (com exceção de parte do rio Madeira), no alto rio Madeira (parte de Rondônia e Bolívia), e na bacia do rio Orinoco.

Quanto tempo o Boto-cor-de-rosa vive?

50 anos
O boto cor-de-rosa – também chamado de boto-vermelho – já foi abundante nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco, que ocupam a metade norte do continente sul-americano. Habilidoso caçador de dentes afiados, costuma atingir mais de 1,80 metro de comprimento e pode viver até 50 anos.

O que causou a extinção do boto Cor-de-rosa?

Mesmo com esforços de pesquisadores e ambientalistas, duas espécies de golfinho de água doce da Amazônia sofrem risco de extinção, o botocor-de-rosa e o tucuxi. A matança do boto cor-de-rosa é consequência da pesca de outro peixe. A perda na população de botos, em algumas regiões, já chega a 50%.