Qual a diferença entre telha de amianto e fibrocimento?
O que é telha de amianto ou fibrocimento? Fibrocimento era um composto de cimento com 10 a 15% de fibra e amianto, muito usado para a fabricação de telhas e outros produtos usados geralmente na construção civil.
Qual a vantagem da telha fibrocimento?
A principal vantagem do fibrocimento em relação as telhas de cerâmicas, é o peso do telhado, exigindo menos carregamento em vigas e pilares da estrutura. Além disso, a instalação das telhas de fibrocimento é mais simples e sua limpeza é muito fácil.
Quando usar telha de fibrocimento?
Telha de fibrocimento ondulada Além disso, ela oferece maior rapidez em sua montagem e fixação, pois exigem uma estrutura simplificada de apoio. Ela é versátil e pode ser aplicada em praticamente todos os tipos de coberturas, sendo mais indicada para a cobertura de galpões de porte médio e pequeno.
O que substitui a telha de amianto?
Telhas de fibrocimento São bastante populares e chegaram ao mercado para substituir as antigas telhas de amianto. Sua composição deve ter fibras sintéticas como o PVA ou o polipropileno, além de celulose.
O que é telhas de amianto?
Amianto – o que é? Para muitos, pode ser mais fácil identificar as telhas de amianto quando falamos das telhas de fibrocimento. A denominação “amianto” se refere a um grupo de minerais fibrosos que podem ser encontrados facilmente na natureza.
Qual a vida útil da telha de fibrocimento?
A telha é constituída por cimento reforçado com fibras de amianto ou fibras sintéticas e apresenta vida útil indeterminada. Por ser leve, permite vencer vãos de até 6,5 m, reduzindo a demanda de apoios intermediários e de madeiramento.
Quantos anos dura uma telha fibrocimento?
Quanto tempo dura em média uma telha de fibrocimento? As telhas de fibrocimento apresentam alta durabilidade, então podem chegar de 30 a 70 anos. Porém, a garantia média dada pelos fabricantes é de cinco anos, então é importante fazer uma boa manutenção ao longo dos anos.
Qual a desvantagem da telha de fibrocimento?
Sua principal desvantagem é a baixa capacidade de reflexão de calor, o que diminui o isolamento térmico. Entretanto, isso pode ser compensado com a aplicação de mantas e outros tipos de tratamento. Desse modo, pode-se alcançar um conforto muito maior sem que o custo se eleve em comparação às demais opções.
Qual o material que substitui o amianto?
FIBRA ARAMIDA: material de resistência mecânica bem superior ao amianto. É utilizado na fabricação de papelão hidráulico para juntas.
O que substitui a telha?
A manta cobre as bordas arredondadas da madeira e recebe um arremate de alumínio (G) parafusado na base, formando uma pingadeira. De acordo com o fabricante, a Alwitra, a membrana de EVA resiste aos raios ultravioleta e não rasga, por isso pode-se caminhar sobre ela para fazer eventuais manutenções.
Qual o mal que faz a telha de amianto?
Telhas de amianto oferecem risco à saúde quando desgastadas Matéria-prima utilizada na fabricação de telhas e caixas d’água, é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e “reconhecidamente cancerígena para seres humanos” pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Qual é o problema do amianto?
O amianto pode causar, além das doenças acima citadas, câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário; espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios.
Qual o tempo de validade da telha de amianto?
A maioria das empresas fornece garantia para cinco anos, sendo que a durabilidade média é de setenta anos.
Qual a durabilidade de uma telha de amianto?
Além disso, informam que o estudo não abordou a questão da durabilidade dos produtos fabricados com a utilização do amianto, com ampla vantagem sobre os demais, como o caso da telha, que possui uma vida útil de setenta anos, enquanto a de polipropileno dura dez anos.
Comentários