Qual a moral da história a rã e o touro?

Qual é o moral da história?

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

Que lição de moral pode ser extraída da fábula A rã e o boi?

– Você ainda está muito longe! E a pobre da se inchou tanto que explodiu. Moral da história: O mundo está cheio de medíocres que, por inveja, mostram-se diante dos outros como grandes senhores.

Qual o texto que tem moral da história?

A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos. Esse tipo de texto geralmente apresenta uma narrativa curta e é escrita em prosa ou em poema épico.

Qual era o desejo da rã?

Era uma vez uma muito pequena que queria ser maior. Certo dia, viu um boi que foi beber água ao seu charco. A pensou: – Eu queria ter este tamanho fabuloso…” A tinha um desejo difícil de concretizar por comer demasiado, acabou por rebentar.

Qual é a moral da história da fábula do leão e do rato?

Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam. E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais. Moral da história: Não devemos subestimar os outros.

Quais são os exemplos de moral?

Exemplos de valores morais

  • Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. …
  • Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. …
  • Igualdade. …
  • Tolerância. …
  • Solidariedade.

Que lição de moral pode ser extraída da fábula A Cigarra e a Formiga?

A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

Qual a moral da fábula O Leão e o Rato?

Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam. E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais. Moral da história: Não devemos subestimar os outros.

Qual é a moral da fábula O Leão e O Ratinho?

MAS AGORA SABE, QUE MESMO UM PEQUENO RATO É CAPAZ DE FAZER UM FAVOR A UM PODEROSO LEÃO.” MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ. NÃO PODEMOS JULGAR A IMPORTÂNCIA DE UM FAVOR, PELA APARÊNCIA DO BENFEITOR.

Qual é a moral da história fábula da convivência?

Um bom convívio não é aquele que une as pessoas perfeitas, mas aquele em que cada um aprende a conviver respeitando o outro.

O que essa fábula nos ensina?

Trata-se de relatos curtos, tanto em verso como em prosa, cujos personagens principais podem ser animais ou objetos inanimados que apresentam características humanas. A intenção da fábula é ensinar, educar e aprender, por isso todas encerram com uma ‘moral da história’.

O que são valores morais exemplos?

O que são valores morais: Por exemplo, quando uma pessoa possui o valor da honestidade, ela procura ser íntegra e franca diante dos acontecimentos da vida. Os valores morais são importantes porque geram uma vida em sociedade mais harmoniosa e justa.

Quais os exemplos de ética?

Exemplos de Ética

  • A responsabilidade com a sociedade a partir das práticas profissionais;
  • A valorização das relações humanas;
  • O respeito aos valores que sustentam a comunidade;
  • A reflexão permanente sobre o próprio papel do profissional.

Qual o objetivo da história A Cigarra e a Formiga?

As fábulas servem para para demonstrar principalmente às crianças alguma lição a ser aplicada no dia-a-dia. A fábula da Cigarra e a Formiga, por exemplo, ensina as crianças a se prepararem para o que pode acontecer. No caso, a cigarra não trabalhou para se manter no inverno.