Qual a importância do Complexo de Suape para o estado de Pernambuco?

Qual a importância de Suape para Pernambuco?

O Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País. O empreendimento oferece oportunidades em diversos setores, atraindo investimentos e gerando renda para os trabalhadores que se orgulham em construir uma nova história para Pernambuco.

O que significa a Suape?

SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros é uma empresa pública, integrante da Administração Indireta do Poder Executivo Estadual, e está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

Quais foram alguns dos motivos que levaram a construção do Complexo Industrial Portuário de Suape na região em que ele está hoje?

Em 1986, após um incêndio de um navio de combustível no Porto do Recife, terminal que atendia ao Estado desde 1918, o então governador de Pernambuco, Roberto Magalhães, ordenou que as empresas de combustíveis que estavam instaladas naquele local viessem para Suape.

O que o Porto de Suape exporta?

Das 23,4 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2018 por Suape, 17,6 milhões de toneladas foram de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, entre outros derivados), carga que representa 75% da movimentação do porto e teve crescimento de 0,55% em relação a 2017.

Qual o maior polo industrial de Pernambuco?

Atualmente, Suape é o principal complexo industrial do estado.

Quantas empresas têm em Suape?

O Complexo Industrial Portuário de Suape conta com um conglomerado de 150 empresas de capital nacional e internacional, em operação ou implantação, cujos investimentos privados ultrapassam R$ 74,5 bilhões.

Quantos anos tem Suape?

O Complexo Industrial Portuário de Suape completa 38 anos nesta segunda-feira (7/11) com muitos motivos para comemorar.

Como funciona o Porto de Suape?

É um porto abrigado, com águas calmas e profundidade que varia de 15,5 a 20 metros. Suape opera durante os 365 dias do ano, 24 horas por dia, sem restrições de marés ou condições climáticas. Está conectado aos principais portos do mundo por rotas marítimas de navegação.

Quando o Porto de Suape foi construído?

Em 1983, Porto de Suape começou a operar, efetivamente, através da movimentação de álcool pela Petrobrás, que utilizou o recém-inaugurado Píer de Granéis Líquidos, o PGL – 1.

Quem construiu o porto de Suape?

Eraldo Gueiros
Em 7 de novembro de 1978, foi criada a empresa “Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros”, pelo então governador Moura Cavalcanti. Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria tendo como exemplo portos bem-sucedidos da França e Japão.

Em que ano foi construído o Porto de Suape?

1980
Em 1983, Porto de Suape começou a operar, efetivamente, através da movimentação de álcool pela Petrobrás, que utilizou o recém-inaugurado Píer de Granéis Líquidos, o PGL – 1.

Quais são os polos industriais de Pernambuco?

Pernambuco abriga empreendimentos como as montadoras Jeep (automóveis – município de Goiana) e Shineray (motocicletas – município de Ipojuca), a Refinaria Abreu e Lima, a Petroquímica Suape, o Estaleiro Atlântico Sul, a Hemobrás, a Novartis, dentre diversos outros investimentos.

Quantas indústrias tem em Pernambuco?

12.497 empresas industriais em 2020 no estado. 2,7% do total de empresas que atuam no setor industrial do Brasil.

Quantas pessoas trabalham no porto de Suape?

O Complexo Industrial Portuário de Suape conta com um conglomerado de 150 empresas de capital nacional e internacional, em operação ou implantação, cujos investimentos privados ultrapassam R$ 74,5 bilhões. Juntas, as empresas situadas no Complexo geram mais de 23 mil empregos diretos.