Qual a importância da linha cartilagem epifisária?

Qual a importância da linha cartilagem epifisária?

A placa epifisária (ou placa do crescimento) é uma placa de cartilagem hialina localizada na metáfise da terminação dos ossos longos. A placa é encontrada em crianças e adolescentes, pois tem a função de auxiliar no crescimento ósseo.

Qual é o significado da linha epifisária?

A linha epifisária é a marcação que indica onde as duas partes do osso se encontram e onde a placa epifisária já foi localizada em crianças e adultos jovens. Uma linha epifisária é visível em um raio-x padrão. Parece uma fina faixa escura que se estende horizontalmente pelas extremidades arredondadas do osso.

Qual a importância da cartilagem e da linha epifisária para os educadores físicos?

Cartilagem Hialina – encontrada no disco epifisário, permitindo o crescimento longitudinal dos ossos. O joelho possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos que o estabilizam e amortecem os impactos sobre as cartilagens.

Que eventos ocorrem para que aconteça a erosão da cartilagem epifisária?

Que eventos ocorrem para que aconteça a erosão da cartilagem epifisária? … Zona de cartilagem calcificada -> mineralização da matriz e fim da apoptose de condrócitos.

Qual é a função da cartilagem articular?

As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos.

O que é a metáfise?

[ Anatomia ] Parte de um osso comprido situada entre as epífises e a diáfise ou entre as extremidades e a parte média (ex.: metáfise distal do rádio; metáfise tibial).

O que são placas e linhas Epifisarias?

Placas de crescimento ou Placa epifisária são estruturas compostas por cartilagem, osso e componentes fibrosos. Normalmente se apresentam nas extremidades dos ossos longos (ossificação endocondral).

O que é lâmina Epifisial e linha Epifisial?

A lâmina epifisial é uma camada de cartilagem hialina na metáfise de um osso em crescimento que consiste em quatro zonas: Zona de cartilagem de repouso: é a mais próxima da epífise e consiste em pequenos condrócitos dispersos.

Qual é a importância da cartilagem?

Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação. A cartilagem é essencial para a formação e crescimento do osso longo, na vida intra-uterina e depois do nascimento.

Qual a importância da cartilagem fibrosa?

A cartilagem fibrosa apresenta resistência mecânica à tração e pouca elasticidade, além de seu componente rígido conferir proteção a tecidos circundantes mais frágeis.

Como é o processo de ossificação?

A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

Como se dá o processo de ossificação?

Formação de osso – Ossificação. A formação óssea em um embrião em desenvolvimento começa no mesênquima e ocorre através de um de dois processos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa. A ossificação intramembranosa é caracterizada pela formação de tecido ósseo diretamente a partir do mesênquima.

Qual é a cartilagem das articulações?

A cartilagem articular – ou hialina – é um tecido rígido, mas flexível e elástico, formado por fibras de colágeno, água e proteína2, que envolve a superfície das articulações3.

Qual é a função da articulação?

As articulações ou junturas podem ser definidas como o local de conexão entre dois ou mais ossos ou destes com as cartilagens. As principais funções desses locais são permitir a movimentação dos segmentos do corpo e manter todos os ossos do esqueleto juntos e estáveis.