Qual a função de um bisturi?
O bisturi é uma pequena ferramenta com o formato de faca que serve para fazer incisões em tecidos macios. O instrumento cirúrgico é um dos equipamentos primordiais e mais conhecidos da medicina, formado apenas por lâmina e cabo.
Para que serve o bisturi na cirurgia?
Atualmente, os Bisturis Elétricos, são equipamentos cirúrgicos de alta frequência, totalmente microprocessados, capazes de realizar corte e coagulação dos tecidos mediante a aplicação de corrente elétrica de alta frequência (MHz), que produz um aquecimento local instantâneo e controlado.
Como funciona o bisturi elétrico?
Quando a corrente elétrica encontra a resistência do tecido biológico, ela se transforma em calor. Através deste calor que foi produzido é que serão definidos os efeitos terapêuticos que podem ser o corte ou a coagulação. A energia térmica de alta frequência produzida irá aquecer a ponta metálica do eletrodo positivo.
Como usar o bisturi?
0:555:18Clipe sugerido · 54 segundosComo usar o Bisturi em cirurgias – YouTubeYouTubeInício do clipe sugeridoFinal do clipe sugerido
Quais as duas funções do bisturi elétrico?
Os bisturis elétricos são usados principalmente para cortar e/ou coagular tecidos. Podem ser usadas duas técnicas para realizar o corte e a coagulação: a técnica monopolar e a técnica bipolar. Técnica monopolar: utiliza um único elétrodo ativo, que também desempenha a função de elétrodo neutro.
Qual a função do conjunto cabo de bisturi e lâmina?
O bisturi é um instrumento cirúrgico utilizado para fazer incisões, o cabo é o instrumental ao qual se acopla a lâmina de bisturi. O cabo de número 3 serve para a colocação das lâminas 11, 11C, 15 e 15C.
Quem pode usar bisturi?
Bisturi Elétrico (eletrônico / eletrocirúrgico), é um aparelho utilizado em cirurgias denominadas de eletrocirurgia ou diatermia, pode ser usado em praticamente todas as especialidades cirúrgicas.
Qual a vantagem do bisturi elétrico?
Algumas vantagens da utilização de um Bisturi Elétrico são as incisões rápidas e precisas, não havendo a necessidade de exercer pressão demasiada sobre os tecidos. Grande facilidade na remoção de tecidos hipertróficos.
Qual é a vantagem do bisturi elétrico?
Algumas vantagens da utilização de um Bisturi Elétrico são as incisões rápidas e precisas, não havendo a necessidade de exercer pressão demasiada sobre os tecidos. Grande facilidade na remoção de tecidos hipertróficos.
Quais os cuidados no uso do bisturi elétrico?
Deve-se evitar superfícies com cicatrizes e tatuagens, pelos e proeminências ósseas; também é necessário retirar todo adorno metálico (9). Outro cuidado essencial é com o posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, pois o contato do paciente com a superfície metálica da mesa também pode causar lesões.
Como retirar pontos com bisturi?
3:288:38Clipe sugerido · 54 segundosComo retirar pontos de uma sutura simples – YouTubeYouTube
Como coloca a lâmina no bisturi?
1:373:07Clipe sugerido · 59 segundosComo colocar a lâmina de bisturi no cabo? – YouTubeYouTube
Quais são os tipos de bisturi elétrico?
Existem diferentes tipos de bisturis com acionamento elétrico que importa distinguir: os bisturis elétricos de radiofrequência (ou de alta frequência), os bisturis a ultrassons e os bisturis de ressonância molecular. Bisturis elétricos de radiofrequência (ou de alta frequência): são os mais correntes.
Quais são os três efeitos Eletrocirurgicos?
Temos cinco efeitos que condicionam a passagem da corrente elétrica em tecidos vivos:
- Intensidade;
- Duração;
- Frequência;
- Densidade;
- Caminho percorrido pela corrente.
Comentários