Qual a função da lâmina perpendicular do osso Etmoide?

Para que serve o etmóide?

O osso etmoide é um osso único e poroso que forma a área média do viscerocrânio e constitui a região médio facial do crânio. Ele contribui para o os limites da órbita, da cavidade nasal, do septo nasal e do assoalho da fossa craniana anterior.

Qual a função da lâmina Crivosa?

Resumo: Introdução: A lâmina crivosa do osso etmóide (LCE) é uma das regiões mais frágeis da junção craniofacial, sujeita a traumas acidentais e cirúrgicos freqüentes, além de invasões tumorais e comunicações espontâneas, com extravazamento de líquor cefaloraquidiano, através das fístulas liquóricas.

O que passa na lâmina Cribiforme?

A lâmina cribriforme é parte do osso etmoide localizada na base do crânio. Possuindo uma forma de placa fina ou lâmina perfurada, permite a passagem de pequenas fibras nervosas olfativas que se dirigem para o bulbo olfatório a partir do teto da cavidade nasal.

Como a lâmina vertical do etmóide é dividida e com que os ossos se articulam?

A lâmina vertical atravessa perpendicularmente a lâmina horizontal e, por isso é dividida para estudo em duas porções, sendo a que fica acima da lâmina horizontal a própria crista etmoidal e a que fica por baixo a lâmina perpendicular do etmoide.

O que é o osso etmoide?

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio.

Onde fica o osso esfenoide e etmóide?

Osso etmoide O etmoide está situado anterior ao osso esfenoide e posterior aos ossos nasais, formando a maior parte da área óssea medial entre a cavidade nasal e as órbitas.

O que passa pelo forame lacerado?

Ele permite que muitas estruturas passem através dele, incluindo o nervo glossofaríngeo (NC IX), o nervo vago (NC X), o nervo espinhal acessório (NC XI), o seio petroso inferior, o seio sigmoide e a artéria meníngea posterior.

O que é Etmoides?

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio.

O que passa pela fissura orbital inferior?

A fissura orbitária inferior cursa entre a asa maior do osso esfenoide, a maxila e a porção orbital dos ossos palatinos. Ela abriga a divisão maxilar do nervo trigêmeo (NC V/II), o nervo zigomático e os vasos infraorbitários.

Que ossos se articulam ao osso frontal?

O frontal é um osso individual que se articula com os ossos: parietal, esfenoide, zigomático, maxila, etmoide, nasal e lacrimal.

Quais são os ossos que formam o septo nasal?

O septo ósseo é constituído pelas seguintes estruturas: espinha nasal anterior, pré-maxila, crista nasal da maxila, crista nasal do palatino, vômer, lâmina perpendicular do etmóide, rostro do esfenóide, espinha nasal do frontal e crista nasal dos ossos próprios.

Como se classifica o osso etmóide?

Osso etmoideosso ímpar é considerado um osso do crânio, mas faz parte do esqueleto facial, pois fica entre as duas órbitas, forma a maior parte superior da cavidade nasal e constitui o septo nasal.

Qual a classificação do osso etmóide?

OSSO ETMOIDE É um osso ímpar presente no plano mediano. Situa-se na parte anterior do crânio, anterior ao corpo do osso esfenoide. Relaciona-se com a cavidade nasal e orbitária. É classificado como um osso do tipo irregular, pneumático, ou seja, possui um seio (seio etmoidal).

Onde está localizado o osso Esfenoide?

O osso esfenoide é o osso mais complexo do corpo humano. Devido a sua forma, ele também é conhecido como “osso em forma de vespa”. Ele constitui a maior parte da base do crânio e contribui para o assoalho da fossa craniana média.