Qual é o mecanismo de ação dos inibidores da HMG-CoA?
O mecanismo de ação das estatinas é caracterizado pela inibição da enzima HMG–CoA redutase, sendo essa inibição reversível e competitiva com o substrato da HMG–CoA, que é o Mevalonato. Desta forma, ocorre a redução do colesterol.
O que são inibidores da HMG CoA redutase?
Os inibidores da HMG CoA redutase (estatinas) são drogas que diminuem o colesterol e o risco cardiovascular. Há algum tempo têm-se publicado estudos que demonstram que estas drogas também atuariam nos ossos.
Como funciona Os medicamentos inibidores da HMG CoA redutase?
O mecanismo de ação das estatinas para obtenção da redução do colesterol se deve a inibição da enzima HMG–CoA redutase, por meio de uma afinidade destes fármacos com o sítio ativo da enzima (Figura 3). Esta inibição é reversível e competitiva com o substrato HMG–CoA3.
O que significa HMG na medicina?
HMG-CoA redutase (ou 3-hidroxi-3-methyl-glutaril-CoA redutase ou HMGR) é uma enzima da via do mevalonato, a via metabólica que produz o colesterol e outros isoprenóides. Esta enzima é o alvo para inúmeros fármacos disponíveis no mercado para baixar o colesterol conhecidos coletivamente como estatinas.
Qual o mecanismo de ação dos fibratos?
Os fibratos agem a partir da estimulação dos receptores nucleares ativados de proliferação dos peroxissomas-alfa, os conhecidos PPAR-a, levando ao aumento da produção e da ação da lípase lipoprotéica (LPL) e redução da apoproteína CIII (Apo CIII), mecanismos estes, que estimulam a lipólise dos TG das VLDL-colesterol ( …
Qual o mecanismo de ação da Sinvastatina?
Mecanismo de ação Após ingestão oral, a sinvastatina, que é uma lactona inativa, é hidrolisada no fígado para a forma beta-hidroxiácido ativo correspondente que possui uma atividade potente na inibição da HMG-CoA redutase (3 hidroxi-3-metilglutaril CoA redutase).
Que papel a HMG-CoA redutase desempenha na biossíntese do colesterol?
O ponto de controle da síntese do colesterol é a enzima HMG–CoA redutase que catalisa a redução de HMG–CoA em mevalonato. A enzima é inibida pelo mevalonato e por alguns derivados do colesterol, sendo também regulada endocrinamente. O glucagon estimula a enzima, enquanto a insulina promove a síntese de colesterol.
Qual dos fármacos que atuam na dislipidemia possui o mecanismo no qual inibe a HMG-CoA redutase?
As estatinas atuam por meio da inibição da enzima HMG–CoA redutase, a qual é a enzima limitante na síntese do colesterol.
Qual dos seguintes fármacos reduz a síntese de novo colesterol inibindo a enzima HMG-CoA redutase?
Nicacina reduz a síntese de novo colesterol, inibindo a enzima HMG CoA redutase.
O que substitui a estatina?
O evolocumabe aparece como alternativa para quem não podem se medicar com estatina, por conta de efeitos colaterais ou de respostas não satisfatórias no tratamento da doença –tanto a FDA quanto a Anvisa recomendam o remédio a portadores de hipercolesterolemia familiar homozigótica, hipercolesterolemia e dislipidemia …
Qual o papel da HMG-CoA redutase no metabolismo do colesterol?
O ponto de controle da síntese do colesterol é a enzima HMG–CoA redutase que catalisa a redução de HMG–CoA em mevalonato. A enzima é inibida pelo mevalonato e por alguns derivados do colesterol, sendo também regulada endocrinamente. O glucagon estimula a enzima, enquanto a insulina promove a síntese de colesterol.
Como o fenofibrato age no organismo?
O fenofibrato age na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A ação deste medicamento está condicionada ao seu uso correto, conforme suas indicações e prescrição do médico, sendo que os efeitos benéficos poderão ser observados no decorrer do tratamento.
Qual é o mecanismo de ação das resinas biliares?
Essas resinas ligam-se aos ácidos biliares no intestino e impedem sua reabsorção. Como esses ácidos são sintetizados pelo fígado a partir de colesterol, este é gasto. Ademais, a absorção de lipídios da dieta é diminuída, por ser feita junto com a dos ácidos biliares.
Como a sinvastatina reduz o colesterol?
A sinvastatina é indicada para diminuir os níveis sanguíneos de colesterol total, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, além de aumentar o colesterol bom (HDL), pois age inibindo uma enzima no fígado, responsável pela produção de colesterol.
Comentários