Qual a finalidade da lei de Stokes?

Qual a importância da lei de Stokes?

A lei de Stokes foi comprovada experimentalmente numa multitude de fluidos e de condições. Se as partículas estão a cair verticalmente, num fluido viscoso, devido ao seu próprio peso, pode-se calcular a sua velocidade de sedimentação, igualando a força de fricção com a força de gravidade.

Qual a aplicação da lei de Stokes no estudo e obtenção de suspensões?

A lei de Stoke fornece informações sobre quais parâmetros influenciam na sedimentação de partículas em uma suspensão, informações estas úteis na farmacotécnica para controlar e retardar a velocidade de sedimentação.

Quais são as principais limitações da lei de Stokes?

A validade da lei de Stokes para determinação da distribuição do tamanho de partículas do solo, em sedimentação na água, tem como limite superior partículas com diâmetro de aproximadamente 65 mm.

Como a lei de Stokes pode ser aplicada as emulsões?

A Lei de Stokes sugere que a velocidade terminal cresce com o aumento da diferença de densidade entre a água e o óleo, aumento das forças de campo (gravitacional ou centrífugo), diminuição da viscosidade e o aumento do tamanho da partícula. No entanto, a Lei de Stokes deve ser aplicada com cautela.

Quais os parâmetros que segundo a Lei de Stokes podem afetar a velocidade de sedimentação das partículas de uma suspensão?

Segundo a Lei de Stokes, a velocidade de sedimentação é diretamente proporcional ao tamanho de partícula do composto ativo e inversamente proporcional a viscosidade da fase externa.

Para que serve o ensaio de sedimentação?

O ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas. É um ensaio de caracterização, que juntamente com o ensaio de peneiramento compõem a Análise Granulométrica dos solos.

Como a Lei de Stokes procura explicar a velocidade de sedimentação ou flutuação de suspensão e emulsão?

Segundo a Lei de Stokes, a velocidade de sedimentação é diretamente proporcional ao tamanho de partícula do composto ativo e inversamente proporcional a viscosidade da fase externa. … 6 – A velocidade de sedimentação diminui ao se aumentar a viscosidade da suspensão, porém a viscosidade não pode ter um grande aumento.

Quais os requisitos ideais para uma suspensão?

Uma suspensão ideal tem como características a diminuição da velocidade de separação, a formulação deve ser elaborada de modo que após o processo de agitação ocorra a dispersão da fase sólida na líquida de maneira fácil e que o processo de sedimentação ocorra lentamente, permitindo que haja tempo suficiente para a …

Qual é o objetivo de se fazer uma emulsão?

Emulsão é a mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua), formando uma mistura estável. Exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos.

Como estabilizar uma emulsão?

O principal fator envolvido na estabilização das emulsões é o agente interfacial, que contribui para tornar a emulsão mais estável, pois interpõe-se entre a fase dispersa e a fase contínua, retardando a probabilidade da coalescência das gotas.

O que indica a velocidade de sedimentação?

O exame VHS, ou Velocidade de Hemossedimentação ou Velocidade de Sedimentação das Hemácias, é um exame de sangue muito utilizado para detectar alguma inflamação ou infecção no organismo, podendo indicar desde um simples resfriado, infecções por bactérias, até doenças inflamatórias como uma artrite ou uma pancreatite …

Quanto maior a viscosidade da suspensão maior sua velocidade de sedimentação?

6 – A velocidade de sedimentação diminui ao se aumentar a viscosidade da suspensão, porém a viscosidade não pode ter um grande aumento.

Porque se faz necessário o ensaio de sedimentação na determinação da granulometria de um solo?

Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc.

Qual a diferença de erosão e sedimentação?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. … Já a sedimentação consiste na deposição das partículas dos ambientes erodidos.