Qual a grafia correta microondas ou Micro-ondas?
Portanto, no caso, a grafia correta é micro–ondas. Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.
Porque Micro-ondas usa hífen?
1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro–ondas.
Qual é a nova ortografia?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de “nova ortografia” ou “ortografia oficial”. O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português.
Porque Micro-ondas tem acento?
A palavra correta é micro–ondas, pois na nova ortografia, usa-se o hífen quando a vogal que encerra o primeiro elemento é similar à que começa o segundo elemento: micro–ondas, micro-ônibus, micro-organismo, para-atleta, semi-internato, semi-interno, multi-instrumentista.
Por que as palavras Micro-ondas e Contra-ataque são escritas com hífen?
Micro-entra na regra dos prefixos. Pede o tracinho quando seguido de h ou quando duas letras iguais se encontram. … Eis exemplos de outros prefixos que também obedecem à regra sem esperneios: contra–ataque, anti-imperialismo, anti-herói, super-homem, super-região, macro-homenagem, macro-organismo.
Quando se usa o hífen?
O que é e quando usar o hífen?
- unir palavras compostas;
- juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
- separar as sílabas de um dado vocábulo;
- ligar algumas palavras precedidas de prefixos.
Qual a nova regra do hífen?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, – vice” usa-se o hífen.
Quando se usa a crase na nova ortografia?
Confira a seguir:
- 1) A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas, porque se trata da fusão da preposição “a” com o artigo “a”. …
- 2) A crase nunca vem antes de verbos. …
- 3) A crase nunca vem antes de palavras masculinas. …
- 4) Nunca devemos empregar a crase quando “a” vem antes de plural.
Para que serve o hífen?
O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc …
Porque a palavra Contra-ataque tem hífen?
A forma correta é contra–ataque. Segundo o Acordo Ortográfico, nas palavras formadas com um elemento não autónomo terminado em vogal, este liga-se geralmente por hífen ao elemento seguinte, se começado pela mesma vogal.
Quais palavras levam hífen?
Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h….Exemplos com hífen – segunda palavra começa com h
- micro-história;
- contra-habitual;
- anti-higiênico;
- sobre-humano;
- extra-humano;
- extra-hospitalar;
- …
Quando se deve usar o hífen nas palavras compostas?
- Usa–se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. …
- Usa–se o hífen em nomes geográficos compostos com grã e grão ou verbos de qualquer tipo. …
- Usa–se o hífen nos compostos que designam espécies vegetais e animais.
Quais as palavras que perderam o hífen?
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Quais são as principais mudanças do novo acordo ortográfico?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao …
Comentários