Qual a diferença de andrologista e urologista?
A andrologia é uma área de atuação da urologia, que trata disfunções relativas aos sistema reprodutor e sexual dos homens. Em geral, o papel do andrologista é semelhante ao ginecologista para as mulheres, mas é comum que muitas pessoas confundam a área com a urologia.
Qual a especialidade de um andrologista?
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.
Quando ir ao andrologista?
Quando devo procurar um andrologista?
- disfunção erétil;
- andropausa (chamada de menopausa masculina);
- problemas relacionados à fertilidade;
- vasectomia;
- problemas de libido;
- DSTs que causem coceiras e inflamações na genitália;
- ejaculação precoce.
Como é uma consulta com andrologista?
Provavelmente o que causa essa dúvida é que esses 2 especialistas podem fazer o toque retal; mas, enquanto o proctologista estará mais focado em pesquisar hemorroidas ou alterações do próprio reto ou ânus, o andrologista faz o toque retal buscando avaliar a próstata.
Qual a função do médico urologista?
A Urologia é uma subespecialidade cirúrgica, na qual o médico está apto a tratar as doenças clínicas ou cirúrgicas de todo o trato urinário. Além disso, também faz parte do tratamento do urologista toda a parte de Andrologia (saúde do homem), disfunções eréteis, síndrome de falência hormonal, etc.
O que acontece em uma consulta com o urologista?
Na primeira consulta com o urologista é normalmente realizada uma avaliação geral para saber o estado geral de saúde da pessoa, além de serem indicados exames que avaliem o sistema urinário masculino e feminino, além de exames que avaliem a fertilidade masculina.
Quais doenças são tratadas e quais podem ser diagnosticadas pelo andrologista?
O andrologista pode ajudar no tratamento e na prevenção de doenças sexualmente transmíssiveis (DSTs), infecções e inflamações na área genital masculina e tumores exclusivos em homens, como o de testículo e o de pênis.
Quando se deve procurar um proctologista?
Quando procurar um proctologista?
- constipação intestinal;
- dificuldade para evacuar;
- sangramento anal;
- diarreia persistente por mais de 3 semanas;
- alterações no funcionamento do intestino;
- cólicas e dor frequente na região abdominal;
- histórico de câncer anal ou retal na família.
17 de jun. de 2019
Que cuida das doenças do ouvido?
Chamamos de otorrinolaringologia o ramo da medicina que cuida das seguintes áreas: nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Além disso, o médico capacitado em otorrino, como a otorrinolaringologia também é chamada — e como o próprio especialista também costuma ser chamado —, cuida da cabeça e do pescoço como um todo.
Qual médico procurar para tratar a ejaculação precoce?
Tratamento para Ejaculação Precoce. O médico urologista é o especialista mais indicado para tratar a ejaculação precoce. Na avaliação médica, as causas específicas do problema devem ser identificadas.
Porque a maioria dos ginecologistas são homens?
“Isso porque, de acordo com as normas internas, só se contratava mulheres para a área de ginecologia e só homens para área de urologia”, conta. Ao mesmo tempo que há pacientes que por desconhecimento acabam preferindo os profissionais do sexo masculino, existem aqueles que dão preferência às mulheres.
Qual a especialidade médica que cuida do diagnóstico e prognóstico da saúde masculina?
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais.
Quais doenças O urologista trata?
Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.
Quais os exames que o urologista faz?
Os mais comuns são:
- exames de sangue: para avaliar os parâmetros bioquímicos relacionados ao trato urinário, como creatinina, ureia, ácido úrico e contagem de leucócitos e o marcador tumoral PSA;
- exames de imagem: ultrassonografia e ressonância magnética;
- espermograma;
- biópsia vesical;
- fluxometria;
- uretrocistoscopia e.
Comentários