Qual a diferença entre Sócrates e Platão?

Qual as diferenças entre Sócrates e Platão?

O principal legado de Sócrates é colocar o homem como centro da investigação filosófica, no que foi seguido por seu discípulo, Platão, responsável por transmitir suas ideias por meio de manuscritos e em suas aulas na Academia, espaço idealizado por ele próprio para a disseminação do conhecimento filosófico.

Qual a diferença entre Sócrates Platão e Aristóteles?

Platão foi aluno de Sócrates, Aristóteles foi um estudante de Platão. … A obra de Platão, no entanto, foi mais individualmente focada e preocupada com a alma. Aristóteles era mais um pensador político que tentou colocar suas ideias em um contexto social. Para ele, era impossível considerar um sem considerar o outro.

Qual é o pensamento de Sócrates e Platão?

A doutrina clássica do direito natural originou-se com Sócrates e foi posteriormente desenvolvida por Platão. Segundo esta doutrina, como vimos, há uma ordem natural nas coisas. Assim, o ser humano é social por natureza. É natural, portanto, que haja uma virtude social, chamada de justiça.

Qual a semelhança entre Sócrates e Platão?

A Semelhança entre os três, é que os mesmos buscam a indagação da verdade, procuram questionar o porque de tudo que existe e afirmam que a razão está sempre acima das emoções.

Qual a importância de Sócrates no pensamento de Platão?

Creditado por seu discípulo Platão como o responsável por levar a filosofia em uma direção mais ética e politica, Sócrates foi um filósofo de tamanha relevância que a história dos filósofos da Grécia clássica é dividia em pré-socráticos e pós-socráticos.

Qual é a teoria de Platão?

O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)

Quem foi Sócrates Platão e Aristóteles?

Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.

Quais as diferenças entre as concepções políticas de Platão e Aristóteles?

Diferenças: Aristóteles recusava o autoritarismo da utopia platônica por considera-la impraticavel e inumana. Recusa a sofocracia que atribue poder ilimitado a uma parte apenas do corpo social, os mais sábios. Alegando que a exclusão hierarquiza demais a sociedade. Enquanto que Platão acreditava nela.

Qual é o pensamento de Sócrates?

A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.

O que é a Teoria das Ideias?

A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.

Qual foi a importância de Sócrates?

Sócrates foi um dos maiores nomes da filosofia. Afinal, ele possuía uma vasta visão humana e gravou seu nome na história junto com Platão e Aristóteles. O filósofo também possui uma gigantesca importância no campo da ética e moral, conhecimento humano, entre outras áreas do conhecimento.

Qual a importância de Sócrates Platão e Aristóteles?

Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu principal aluno, Aristóteles (384-322 a.C.), Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural e da ciência. Aristóteles é tido como um dos pensadores mais influentes, em diferentes áreas do conhecimento.

O que é a teoria dos Dois Mundos de Platão?

Há no pensamento de Platão a admissão de dois mundos: o mundo das Formas e o mundo sensível. Rejeita, porém, a segunda tese daquela teoria, de que Platão argumente no sentido de que há conhecimento somente das Formas e que relativamente aos sensíveis não é possível obter conhecimento mas tão-somente crença ou opinião.

O que é filosofia de acordo com Platão?

Para Platão, a Φιλοσοφία significa posse ou aquisição de um conceito que seja ao mesmo tempo o mais válido e o mais amplo possível. “O objetivo da filosofia é o de elevar a alma à contemplação do mais perfeito do seres”, diz o filósofo. Além disso, o uso desse conhecimento deve ser realizado em benefício do homem.