Qual a diferença entre leito fixo e leito fluidizado?

Qual a diferença entre leito fixo e fluidizado?

O fluido não possui uma força de arraste suficiente para se sobrepor a força da gravidade e fazer com que as partículas se movimentem: Leito fixo. Se o fluido tem alta força cinética, as forças de arraste e empuxo superam a da gravidade e o leito se expande e se movimenta: Leito fluidizado.

O que é um leito fixo?

O leito fixo é uma operação industrial que envolve o escoamento de fluidos através de uma fase sólida particulada, conhecida como fase estacionária. Seu principal objetivo é promover contato íntimo entre as fases fluida e estacionária envolvidas no projeto [2].

Como funciona o leito fluidizado?

Leito fluidizado geralmente refere-se a um leito de sólidos finamente divididos através dos quais se passa um gás ou um líquido e este comporta-se num estado intermediário entre um leito estático e um em que os sólidos estejam suspensos num fluxo gasoso, assim como ocorre no transporte pneumático.

O que é um reator de Leito Fluidizado?

Um reator de leito fluidizado (POF) é um tipo de reator que pode ser empregado para executar uma variedade de reações químicas multifásicas. … Esta etapa é conhecida como fluidização incipiente e ocorre na velocidade de mínima fluidização.

Qual dos fatores abaixo influência para a mudança de um leito fixo para um leito fluidizado?

O leito somente fluidizará a partir de um valor de velocidade do fluido ascendente (vmf). Quando temos esta vmf , a força de pressão do fluido (Fp) se iguala a força peso do leito(Fg).

O que é um leito poroso?

Leito Porosos ➢ Definida para quando o material está empacotado ou empilhado em um leito; ➢ Razão entre a massa do material e o volume total que ele ocupa. ➢ Depende do formato, tamanho e propriedades das partículas individuais.

O que é leito empacotado?

Um leito empacotado pode ser definido como uma matriz sólida fixa (ou quase fixa) com espaços vazios conectados através do qual um fluido possa fluir por meio deste, constituindo um meio poroso (Pop e Ingham, 2002).

Para que serve o leito fluidizado?

A fluidização ocorre quando um fluxo de fluido (gás ou liquido) ascendente através de um leito de partículas adquire velocidade suficiente para suportar as adquire velocidade suficiente para suportar as partículas, porém sem arrastá-las junto com o fluido.

Como funciona uma caldeira de leito fluidizado?

Sendo muito utilizada para a queima de resíduos de madeira em indústrias de celulose e papel, a caldeira de leito fluidizado borbulhante é formada a partir de uma grande quantidade de areia que é aquecida e passa a queimar o combustível em seu leito.

O que são reatores Cataliticos?

Os reatores de membranas catalíticas, operando a temperaturas elevadas, combinam simultaneamente as etapas de reação e separação, numa única unidade de operação e representam uma alternativa conveniente para solucionar esses problemas, em um grande número de reações industriais.

Quando inicia Se a ___________ há um aumento da porosidade e da altura do leito?

Segundo BOJORGE (2009) e conforme a figura 5 é possível observar que a porosidade e a altura do leito aumentam como a fluidização. Assim, tem-se na equação (6):

Como calcular a porosidade do leito?

(2) Em que Vmax representa a velocidade máxima do fluido. Fazendo- se uso da formula para o cálculo da Ast, a equação 1 pode ser escrita da seguinte maneira: 2 D Ast=π 4 D2 Q=π ∗¿ V >¿ 4 Onde, D = diâmetro do tubo (m). Para o cálculo da porosidade partiu- se da seguinte equação: volume vazio Vv Ɛ= = volume total Vt eq.

Quais são os tipos de reatores?

Os tipos mais comuns de reatores nucleares são os seguintes:

  • Reator de água pressurizada (PWR)
  • Reator de água fervente (BWR)
  • Reator de Gás de Urânio Natural Grafite (GCR)
  • Reator de gás avançado (AGR)
  • Reator Resfriado a Gás de Temperatura Elevada (HTGCR)
  • Reator nuclear de água pesada (HWR)
  • Reator reprodutor rápido (FBR)

1 de set. de 2021

O que é um reator Heterogeneo?

Reatores Heterogêneos: Sistema ou volume de controle no qual admite-se que as reações químicas e bioquímicas ocorram em mais de uma fase, podendo o sistema ser bifásico ou trifásico.