Qual a diferença entre disartria e dislalia?

Qual o conceito de disartria?

Disartria é o nome dado a uma alteração no organismo que faz com que ele deixe de ser capaz de falar corretamente, pronunciando as palavras corretamente e elaborando as frases com coerência. Na disartria, o paciente não consegue mais articular as palavras usando os músculos da face e da boca.

O que provoca a disartria?

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

Quais são os sintomas da disartria?

Sintomas de Disartria

  • Fala arrastada;
  • Ritmo lento de fala;
  • Incapacidade de falar mais alto do que um sussurro;
  • Discurso muito rápido e difícil de entender;
  • Voz rouca;
  • Voz anasalada;
  • Ritmo irregular ou anormal de fala;
  • Voz com volume irregular;

Quais são os tipos de disartria?

Existem diversos tipos de Disartria:

  • Flácida (frequente após AVC unilateral)
  • Espástica (mais comum após Traumatismo Crânio-Encefálico)
  • Atáxica (muito associada a lesões no cerebelo)
  • Hipocinética (muito associada à doença de Parkinson)
  • Hipercinética (muito associada à doença de Huntington)

O que é disartria e Anartria?

Ainda, a essas alterações une-se a dificuldade para mover os órgãos bucais ao realizar qualquer atividade como sorver ou soprar. O caso mais extremo e grave da disartria seria a anartria ou impossibilidade para articular corretamente os sons da fala (fonemas).

Qual a diferença entre disartria e afasia?

A afasia é diferente dos distúrbios de desenvolvimento da linguagem e da disfunção das vias motoras e músculos que produzem a fala (disartria).

O que pode causar dificuldade na fala?

Causas. Os distúrbios podem ser hereditários, como perdas auditivas ou gagueira, também podem ser adquiridos com o crescimento, como distorções ou trocas nos sons da fala, outra possibilidade desses problemas podem ter início súbito ou tardio, decorrentes de traumatismo craniano ou afasia após um AVC.

Quem diagnóstica disartria?

Para diagnosticar disartria, o médico pergunta à pessoa sobre os sintomas e realiza exames físicos. Um fonoaudiólogo muitas vezes ajuda na avaliação.

O que é a fala pastosa?

Significado de pastoso Voz pastosa, voz arrastada e pouco clara, como se a boca estivesse cheia de saliva espessa.

Quais os tipos de distúrbios de linguagem?

Os distúrbios de linguagem, assim como outros distúrbios de aprendizagem, não são considerados doença. Tratam-se de dificuldades que podem ser contornadas com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. A dislexia, a disgrafia e disortografia são alguns dos distúrbios de linguagem mais freqüentes.

O que é uma hemiplegia?

A hemiplegia é uma alteração neurológica em que ocorre paralisia em um dos lados do corpo — geralmente, consequência de paralisia cerebral, doenças infecciosas ou mesmo AVC.

Qual a diferença de afasia e disfasia?

Apesar do termo afasia significar estritamente uma completa ausência de linguagem, consagrou-se o seu uso no lugar da palavra mais correta, “disfasia”, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.

Quais são as afasias?

Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.

O que pode ser considerado atraso na fala?

O atraso de fala, como o próprio nome sugere, é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala de modo satisfatório ou esperado para aquela determinada fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.