Qual a diferença entre comissária de bordo e aeromoça?

Qual é a diferença entre aeromoça e comissária de bordo?

Popularmente conhecida como aeromoça, a comissária de bordo, ou comissária de voo, é uma profissional que zela pela segurança, conforto e tranquilidade dos passageiros do transporte aéreo.

Qual o valor da mensalidade do curso de aeromoça?

Atualmente existem diversas escolas em todo o Brasil que oferecem o curso nas modalidades presencial e semi-presencial. O investimento no curso teórico varia entre R$ 800 e R$ 1.300 e dura de três a seis meses.

O que é preciso para ser comissário de bordo?

A formação exigida é um curso de comissária de bordo reconhecido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O curso deve ter, no mínimo, 138 horas de aula. Após a finalização dessa formação, os candidatos realizam uma série de exames promovidos pela ANAC para comprovar o nível de conhecimentos adquiridos no curso.

Quantas folgas tem um comissário de bordo?

Nesses casos, ao ter uma jornada fixa de trabalho, com “horário comercial”, o comissário de bordo deixa de receber os adicionais de viagens mais longas. Pela lei, os tripulantes de aeronaves podem viajar 85 horas mensais, no máximo, com pelo menos 8 dias de folga por mês.

Quando uma aeromoça se aposenta?

No caso do Comissário de bordo a regra é de aposentadoria com 25 anos de tempo de trabalho na mesma função e caso não seja esse tempo total de trabalho é possível converter o tempo especial em tempo comum, ganhando mais tempo para aposentadoria comum.

Quantas línguas tem que ter para ser comissária de bordo?

Poucos pessoas tem consciência, mas existe uma linguagem, que é essencial para as companhias aéreas que é a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que inclusive é o nosso segundo idioma oficial, juntamente com o português.

Quanto tempo de estudo para ser aeromoça?

O curso de aeromoça valor tanto nas modalidades presenciais quanto em EAD, possui o valor de investimento de R$ 1,600. O tempo total do curso é de 5 meses, o que oferece a aluna a possibilita negociações sobre o pagamento.

É muito difícil conseguir um emprego como aeromoça?

Porém, antes de alcançar os céus, é preciso conseguir uma seleção como comissário de voo. Apesar de o mercado precisar destes novos profissionais, é preciso se dedicar muito e ficar atento a algumas dicas e técnicas para ter chances maiores de ser contratado por companhias aéreas.

É fácil ser comissária de bordo?

A fase mais difícil é aprovação em uma prova rigorosa da ANAC, aplicada em Campo Grande, para a licença chamada CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e, depois, ser aceito pelas companhias.

O que se estuda em um curso de comissário de bordo?

As disciplinas teóricas incluem conteúdos como leis trabalhistas, leis da aeronáutica, psicologia, conhecimento mecânico de aeronaves, segurança, primeiros socorros e meteorologia. Já as práticas envolvem treinamentos emergenciais como sobrevivência na selva, combate ao fogo e marinharia.

Como funciona as folgas de comissário de bordo?

Os comissários também têm direito a pelo menos 8 dias de folga no mês, sendo comum que as cias aéreas concedam mais que isso. Além disso, ao final de cada dia de trabalho o profissional tem direito a, no mínimo, 12 horas de repouso.

Qual é a carga horária de um comissário de bordo?

Por dia, a jornada de trabalho pode durar entre duas e 11 horas. O período com a aeronave ainda em terra não conta, mas, em casos de trajetos mais longos, é comum a equipe de atendimento de bordo ser substituída nas escalas. Além disso, as aeromoças têm direito a oito folgas por mês.

Qual é a altura para ser aeromoça?

1,58 metro
AeromoçaAltura e idade Sim, alguns requisitos básicos para trabalhar nessa área são referentes à altura e idade da pessoa, ou seja, as mulheres precisam ter no mínimo 1,58 metro de altura e os homens, 1,65.

Qual a idade para se aposentar por idade?

61 anos de idade
Regra para aposentadoria por idade É preciso ter: Mulher: 61 anos de idade e seis meses e 15 anos de contribuição. Homens: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.