Qual a diferença entre Calathea e maranta?

Qual a diferença entre Maranta e Calathea?

Calatheas ou Marantas são plantas herbáceas, pertencem à família Marantaceae, nativas da América Tropical, perenes, rizomatosas e muito ornamentais. O gênero comprende mais de 150 espécies, muitas das quais “duplamente” classificadas botânicamente como Calathea e Maranta.

Qual é a planta Maranta?

Marantas é o nome popular dado às espécies da família Marantaceae. Trata-se de um conjunto de mais de 30 espécies tropicais que chamam atenção pelas suas folhas com padrões. Alguns dos tipos mais populares são Calathea, Ctenanthe e Stromanthe.

Quais os tipos de Maranta?

Descubra alguns tipos de marantas e calatheas:

  • Maranta-riscada ou Calathea-ornata sanderiana: tem riscos cor-de-rosa e tons de roxo na outra face da folha. …
  • Maranta-pavão ou Calathea makoyana: suas folhas misturam verde claro e escuro numa estampa que lembra as penas da ave que dá nome à espécie.

Quais os tipos de Calathea?

Marantas e Calatheas: obras de arte da natureza

  • Maranta tricolor ou Calathea triostar. …
  • Maranta-pavão ou Calathea makoyana. …
  • Calathea Orbifolia. …
  • Maranta-riscada ou Calathea-ornata sanderiana. …
  • Maranta Burle Marx ou Calathea burle-marxii. …
  • Maranta-cascavél ou Calathea lancifolia. …
  • Maranta Zebrina ou Calathea zebrina.

O que significa Calathea?

substantivo feminino [Botânica] Gênero (Calathea) de ervas da família das Marantáceas que vivem, em sua maioria, na América tropical. Têm folhas basais vistosamente marcadas e pequenas flores em cachos sobre pecíolos curtos. Inclui o caetê-açu.

Porque a maranta fecha as folhas?

Esta planta possui um sistema de células que se deslocam no ponto de junção do pecíolo e da folha, para orientar a lâmina foliar de modo a receber o máximo de luz. Assim, durante o dia as folhas da maranta ficam dispostas horizontalmente, ao contrário do período da noite, quando elas se levantam e se fecham.

Quais são os cuidados que devemos ter com a planta maranta?

A espécie precisa sempre estar sempre sob a sombra, para que as folhas, que são sensíveis, fiquem protegidas do sol e não sofram queimaduras. Caso seu vaso fique dentro de casa ou em local fechado, coloque-o em local arejado a cada 15 dias. A planta precisa, no mínimo, de 2-3 horas diárias de “luz indireta”.

Como cuidar de maranta no vaso?

2:3711:15Clipe sugerido · 55 segundosComo Cuidar de Marantas! | Marieli Mallmann – YouTubeYouTube

Como fazer maranta crescer?

Um bom substrato para a maranta é uma mistura de parte de terra comum de jardim, duas de terra vegetal, uma de adubo orgânico e uma de areia. Adube a cada 6 meses. REGA: Tanto no solo quanto em vasos, é legal dar uma atenção diariamente, principalmente durante o verão ou em épocas em que a umidade do ar é menor.

Como cuidar de Calathea insignis?

Ela precisa estar em um local muito sombreado e com alta umidade no ar. Além de imitar seu habitat natural, evita que as pontas das folhas se queimem. Por ser de clima tropical, ela não tolera baixas temperaturas e sua folhagem queima com temperaturas abaixo de 15ºC.

Como cuidar da Calathea lutea?

Regue completamente a calathea com água filtrada quando o solo estiver ligeiramente seco. A planta é particularmente sensível à água macia e dura, assim como o flúor e cálcio adicionados à água da torneira. Não deixe a planta secar e nem as raízes ficarem encharcadas.

Como cuidar de uma Calathea?

Mantenha-a afastada das correntes frias. Aprecia a luz filtrada e até suporta locais mais sombrios, o sol direto tende a queimar as suas folhas. Rega e humidade: Regue moderadamente com água à temperatura ambiente. Mantenha o substrato húmido, contudo deixe sempre secar a superfície antes de voltar a regar.

Porque as marantas se fecham?

Assim como a maranta-pavão (confira a matéria), provoca curiosidade com o movimento das suas folhas: de dia se abre inteira para receber a luz do sol. À noite se fecha para o descanso.

Como recuperar Maranta?

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. …
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. …
  3. Com sol, mas nem tanto. …
  4. Não exagere na água. …
  5. Crie o efeito de uma estufa. …
  6. Elimine as pragas.

13 de mai. de 2016