Qual a diferença entre arteríola aferente e eferente?

Qual é a diferença entre arteríola aferente e eferente?

A arteríola aferente é a arteríola que leva sangue ao glomérulo. … A arteríola eferente é a arteríola que transporta o sangue para fora do glomérulo.

Qual a função da arteríola aferente e eferente?

Regulação da taxa de filtração glomerular As arteríolas eferentes respondem mais ativamente à angiotensina II e contraem-se mais do que as arteríolas aferentes. A pressão nos capilares glomerulares é assim mantida e filtração glomerular permanece adequada.

O que é arteríolas aferentes?

Aferente é uma arteríola que abastece os néfrons desempenhando um importante papel na regulação da pressão arterial com o mecanismo da realimentação túbulo-glomerular.

Qual a importância das arteríolas aferentes e eferentes na função renal?

O mecanismo fisiológico básico da função renal consiste em, fazer o sangue aportado pela artéria renal e, em última instância, pela arteríola aferente, passar pela barreira dos capilares glomerulares, criando-se assim um líquido semelhante ao plasma, porém livre de proteínas, que escoa para o espaço de Bowmann(Espaço …

O que são as arteríolas?

As arteríolas são ramos finais do sistema arterial. As arteríolas regulam a distribuição de sangue em diferentes leitos capilares por vasoconstrição e vasodilatação em regiões localizadas, porque suas paredes contêm fibras musculares lisas dispostas circularmente.

Quando a arteríola aferente dilata?

A diminuição da concentração de cloreto de sódio na mácula densa causa dilatação das arteríolas aferentes e aumenta a liberação de renina. A renina liberada funciona como enzima que aumenta a formação de angiotensina I, que é convertida em angiotensina II.

Qual a função das arteríolas?

As arteríolas são ramos finais do sistema arterial. As arteríolas regulam a distribuição de sangue em diferentes leitos capilares por vasoconstrição e vasodilatação em regiões localizadas, porque suas paredes contêm fibras musculares lisas dispostas circularmente.

O que é aferentes e eferentes?

Os nervos apresentam fibras aferentes e eferentes. As fibras aferentes são responsáveis por levar as informações que o corpo obtém do meio externo e de seu interior até o sistema nervoso central. As fibras eferentes, por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem até os órgãos efetores.

Qual a função das células granulares da arteríola aferente?

As células granulares, também chamadas de células justaglomerulares ou epitelióides, estão na parede das arteríolas aferentes e são células musculares lisas especializadas que produzem, armazenam e libertam renina.

O que acontece quando a arteríola aferente dilata?

O aumento da pressão arterial abre canais iônicos, como os de íons cálcio do líquido extracelular para o interior das células, sensíveis ao estiramento na arteríola aferente, causando: vasoconstrição, redução do fluxo sanguíneo e redução da pressão capsular, evitando também a hiperdistensão do vaso.

ONDE FICA AS arteríolas?

As arteríolas são vasos sanguíneos de dimensão pequena que resultam de ramificações das artérias. Através das arteríolas o sangue é libertado para os capilares. … O músculo liso está reduzido a uma camada descontínua (a exceção do esfincter pré-capilar), que se irradia progressivamente.

Onde se localizam as arteríolas?

Ela se inicia no ventrículo esquerdo do coração e desce até a cavidade abdominal (aorta torácica descendente). Na altura da cintura pélvica ela se subdivide em artérias ilíacas esquerda e direita, reduzindo seu calibre. As artérias, em especial as arteríolas, são essenciais na manutenção da pressão sanguínea.

O que acontece quando a resistência da arteríola eferente e aumentada?

Uma queda na resistência da arteríola eferente causa aumento no FSR; porém agora, devido à queda simultânea da pressão capilar glomerular (PCG) a TFG será reduzida. Quando a resistência na arteríola eferente é elevada, o FSR cai, enquanto a TFG aumenta, devido à elevação da PCG.

O que provocou o aumento do ritmo de filtração glomerular?

hipernatremia aguda provoca aumento do ritmo de filtração glomerular.