Qual a diferença entre a floresta tropical e equatorial?

Qual é a diferença entre floresta equatorial e tropical?

Entre as principais divergências estão o fato de que as tropicais se localizam em faixas litorais, enquanto as equatoriais ocorrem em locais de baixa latitude, e ainda possuem menor diversidade vegetal, além de árvores de menor porte.

O que é uma floresta tropical?

A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.

O que é uma floresta equatorial?

A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar.

Qual a diferença da floresta tropical?

As florestas tropicais são biomas com maior produtividade e variedade de espécies do planeta. Elas também são chamadas de floresta pluvial tropical ou floresta úmida em virtude do elevado índice pluviométrico das regiões onde se encontram.

Qual é o clima da floresta tropical?

Também chamada de floresta pluvial tropical, a floresta tropical se localiza nas regiões tropicais do globo, onde o clima é quente (média de 27 0C) e com chuvas frequentes e abundantes, o que justifica o nome floresta pluvial tropical.

Como é o clima da floresta tropical?

Uma temperatura diurna típica em qualquer época do ano em florestas tropicais úmida é 29°C (85°F), no entanto, as temperaturas podem ser muito mais altas. Na maioria das florestas tropicais úmidas, há uma diferença de somente 5°C (9°F) na temperatura entre as estações.

Quais são as características de uma floresta tropical?

O bioma da floresta tropical úmida tem quatro características principais: alta precipitação anual, temperaturas médias elevadas, solo pobre em nutrientes, e altos níveis de biodiversidade (riqueza de espécies biológicas).

Quais são as florestas tropicais do Brasil?

No Brasil, elas recebem o nome de Floresta Amazônica, Mata Atlântica e de alguns grupos vegetacionais do sul do país, como Mata de Araucária. A Bacia Amazônica contém o maior bloco contínuo de florestas tropicais da Terra, abrangendo nove países da América do Sul.

O que é bioma equatorial?

As florestas equatoriais são aquelas que ocorrem na região da linha do Equador, marcadas por altas temperaturas, elevada quantidade de chuva e vegetação latifoliada, com folhas grandes, largas e verdes durante todo o ano.

Quais são as principais características da floresta equatorial?

Florestas Equatoriais As temperaturas possuem características elevadas e chuvas fartas no decorrer do ano todo, o que deixa a floresta bem úmida. A umidade provoca o desenvolvimento da vegetação que é densa e rica, em se tratando das espécies vegetais, possui uma flora bem variada e diversificada.

Quais são as características da floresta tropical?

O bioma da floresta tropical úmida tem quatro características principais: alta precipitação anual, temperaturas médias elevadas, solo pobre em nutrientes, e altos níveis de biodiversidade (riqueza de espécies biológicas).

Quais são as principais características da floresta tropical?

A umidade e as altas temperaturas são as principais características das florestas tropicais. Durante todos os meses do ano, a temperatura média é de 18°C. Estes ambientes também têm em comum uma biodiversidade extremamente abundante.

Onde predomina o clima tropical?

O clima tropical, como o próprio nome indica, é encontrado em regiões de médias latitudes, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, portanto, na zona intertropical.

Qual é o clima do cerrado?

De clima tropical, com verão chuvoso e inverno seco, o bioma Cerrado tem como principal característica a ocorrência de duas estações: uma chuvosa (outubro a abril), quando caem mais de 90% das chuvas, e uma seca (maio a setembro), com ausência quase total de chuvas.