Qual o significado de hipernatremia?
Hipernatremia é a concentração sérica de sódio > 145 mEq/L (> 145 mmol/L). Implica deficit do total de água corporal em relação ao total de sódio corporal porque a ingestão de água fica abaixo da perda.
O que a hipernatremia pode causar?
Sintomas da hipernatremia A hipernatremia normalmente provoca sede. Os sintomas mais graves da hipernatremia resultam da disfunção cerebral. A hipernatremia grave pode causar confusão, espasmos musculares, convulsões, coma e morte.
Qual a diferença entre hiponatremia e hipernatremia?
A hipernatremia é menos frequente do que a hiponatremia e está quase sempre associada à elevação da osmolaridade do plasma, ocorrendo quando a concentração sérica de sódio ultrapassa 160 mEq/L, embora os valores de referência possam ser diferentes dependendo do laboratório.
Quais as causas da hiponatremia?
A hiponatremia é a redução da concentração plasmática de sódio para < 136 mEq/L (< 136 mmol/L) por excesso de água em relação ao soluto. As causas comuns incluem uso de diuréticos, diarreia, insuficiência cardíaca, doença hepática, doença renal e síndrome de secreção inapropriada de ADH (antidiuretic hormone) (SIADH).
O que acontece quando o potássio está alto?
Na hipercalemia, os níveis de potássio no sangue estão excessivamente altos. A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar.
O que acontece com excesso de potássio no sangue?
O que pode causar potássio alto Quando o excesso de potássio é leve, normalmente não provoca qualquer tipo de sintoma, porém quando a concentração desse mineral fique muito elevada, podem surgir sintomas como redução dos batimentos cardíacos, palpitações, fraqueza muscular, dormências e vômitos.
Quando suspeitar de hipernatremia?
Deve-se suspeitar de hipernatremia em qualquer paciente com alteração do estado mental e história sugestiva de déficit de água e aporte excessivo de sódio, embora muitas vezes a hipernatremia seja um achado de uma mensuração sanguínea de eletrólitos. Para o diagnóstico geralmente basta apenas a história clínica.
Quais medicamentos causam hiponatremia?
São medicamentos que potencialmente causam hiponatremia (lista resumida)
- Antipsicóticos (clássicos e atípicos);
- Diuréticos tiazídicos;
- Antidepressivos tricíclicos, tetracíclicos e atípicos;
- Inibidores da recaptação de serotonina;
- Benzodiazepínicos: lorazepam, alprazolam, clonazepam e outros;
Como corrigir a hiponatremia?
Para correção da hiponatremia hipotônica, deve-se atentar a medicações que podem potencializar, como, por exemplo, os tiazídicos. Uma correção com fluídos isotônicos deve ser utilizada; neste tratamento há menor risco de SDO por conta da condição cônica muitas vezes associada a essa afecção.
Como diminuir o nível de potássio no sangue?
Dicas para diminuir o potássio dos alimentos
- Evitar o uso de sal light ou diet, já que são compostos por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio;
- Diminuir o consumo de chá preto e chá mate, pois possuem elevado teor de potássio;
- Evitar o consumo de alimentos integrais;
O que faz baixar o potássio?
Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).
Como fazer para diminuir o nível de potássio no sangue?
Dicas para diminuir o potássio dos alimentos
- Evitar o uso de sal light ou diet, já que são compostos por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio;
- Diminuir o consumo de chá preto e chá mate, pois possuem elevado teor de potássio;
- Evitar o consumo de alimentos integrais;
Como identificar hipernatremia?
A hipernatremia é identificada pelo exame de sangue, em que a dosagem de sódio, também identificado como Na, está acima de 145mEq/L. A avaliação da concentração do sódio na urina, ou osmolaridade urinária, também ajuda a identificar a composição da urina e identificar a causa da hipernatremia.
Como identificar e tratar a hipernatremia?
Se a hipernatremia for crônica ou de tempo desconhecido recomenda-se corrigir numa taxa que não ultrapasse 0,5 mEq/L a cada hora, independente do tempo da instalação da hipernatremia deve-se ter uma queda máxima de sódio sérico entre 10 a 12 mEq de sódio sérico em um dia.
Comentários