Qual a cor da guia de Xangô na Umbanda?

Qual a cor da guia de Xangô?

Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) – Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda) Linha de Nanã = Contas Lilás (Candomblé)/ Roxas (Umbanda)

Qual a cor de Xangô na Umbanda?

A cor da linha de Xangô na Umbanda é a cor marrom, já que esse orixá é muito ligado à natureza e às pedreiras.

Qual significado da guia azul e branca?

Essas guias são colares que todos usam, a começar pela guia de Oxalá e tem significado duplo: primeiro o de proteção, depois de doação. … As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado.

Qual a cor das guias de Umbanda?

1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).

Como fazer guia de Xangô?

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Para que serve a guia de Xangô?

Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade.

Quais são os tipos de Xangô na Umbanda?

Agodo: Aquele que usa dois Oxês, Xangô de fato. Veste marrom, ligado a Yemanjá. Oranfé: É o justiceiro, reto e impiedoso, que mora na cidade de ifé. Obalubé: è o grande rei, ligado a Oba, Oxun e Oyá.

O quê Xangô não gosta?

É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.

Quem usa guia branca?

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.

Qual é a cor de Oxum?

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Quais as cores de cada orixá?

  • Obaluaê: branco com preto.
  • Xangô: Marrom.
  • Iansã: Vermelho.
  • Oxum: amarelo.
  • Iemanjá: azul-claro.
  • Nanã: lilás ou Roxo.

Qual meu guia espiritual na Umbanda?

Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.

O que não pode fazer usando guia?

Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade. Tenha-a sempre junto de si. Quando estiver passando em consulta, peça para um guia fazer a limpeza.

Quantas contas deve ter uma guia?

Lembre-se de deixar um espaço a mais sem contas e vá colocando-as até que sua guia fique de um tamanho que você gosta. Se a entidade pedir que se use mais de uma cor, intercale sete contas de cada uma, até que fique pronto.