Qual é a concepção de origem judaico-cristã?
A revelação judaico–cristã trouxe duas idéias estranhas ao pensamento grego: a idéia de um Deus único e pessoal, transcendente ao mundo, e a idéia da criação ex-nihilo, a partir do nada.
O que é a moral judaico-cristã?
A moral judaico–cristã, ao longo da história, influencia na formação das ideias e pensamentos ocidentais e é manifesta nas diversas maneiras de expressão dessa sociedade ocidental de forma marcante. Essa Influência se mostra no plano religioso, cultural, social, econômico e por consequência, no plano jurídico.
Qual a principal diferença entre judeus e cristãos?
“Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias. Ele já veio e, um dia, voltará. Nós, judeus, reconhecemos que Jesus foi um rabino que disseminou uma mensagem muito positiva de amor e respeito ao próximo, mas não o consideramos o Messias. Para nós, o Messias ainda não chegou”, esclarece o rabino Michel Schlesinger.
Qual é o mito de origem mais conhecido entre nós por influência da cultura judaico-cristã?
O mito de origem mais conhecido entre nós, por influencia da cultura judaico–cristã é o narrado na Bíblia, que afirma que as pessoas foram criadas “a imagem e semelhança do Criador”, porém, as demais tradições, também tem seus mitos de origem.
Qual a concepção de origem indígena?
No Período Colonial, houve muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes das tribos perdidas de Israel, outros duvidavam até de que fossem humanos. Em 1537, o papa Paulo III proclamou a humanidade dos índios na Bula Veritas Ipsa.
Qual é a origem do judaísmo?
A tradição conta que o judaísmo surgiu no ano de 2.000 a.C. e seu fundador é Abraão, o primeiro patriarca do povo de Israel e também intitulado o primeiro judeu. Consta na Torá que Deus chamou Abraão e ordenou que este liderasse seu povo em direção a Canaã, a terra prometida, que atualmente é o território da Palestina.
Quais são os valores judaicos cristãos?
Este horizonte aberto e inclusivo tem um grande aliado na tradição judaico–cristã: o amor-caridade, ou agápē (αγάπη). 5 – A Justiça e o Amor como Caridade [agápē (αγάπη)]. Destarte, o amor cristão é a ‘externalização’ da própria alteridade, uma vez que somente ama quem aceita a presença do ‘outro’.
Qual a relação entre o cristianismo e judaísmo?
O Cristianismo tem suas raízes no Judaísmo da época do Segundo Templo, mas as duas religiões divergiram nos primeiros séculos da Era Cristã. O Cristianismo enfatiza a crença correta (ou ortodoxia) na Nova Aliança mediada por Jesus Cristo, conforme registrado no Novo Testamento.
Em que os judeus acreditam?
O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de Deus como criador, onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shemá.
O que é Deus para os judeus?
YHWH
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.
Qual é a origem do mito?
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. … Organizar – o mito organiza as relações sociais, de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e proibições.
Quais são os mitos brasileiros?
Os mitos primários são: saci, mula-sem-cabeça, lobisomem, curupira, caipora. Os secundários, segundo o mesmo autor, compreendem gerais: boitatá, mãe-do-ouro, minhocão, etc., e regionais: corpo seco, porca de sete leitões, mão-de-cabelo, cavalo branco, etc.
Quais as palavras de origem indígena?
Outros nomes de origem indígena
- arapuca (do tupi wira-púka)
- biboca (do tupi ymby-mbóka)
- caboclo (do tupi kara’iwa)
- caipora (do tupi kaa-póra)
- carioca (do tupi kariwóka)
- catapora (do tupi tata-póra)
- cumbuca (do tupi kui’mbuka)
- curumim (do tupi kunumín)
Qual a concepção da origem da vida africana?
De acordo com a crença iorubá, o mundo começou no Ilê-Ifê quando o orixá Obatalá comunicou ao deus supremo, Olodumaré, o seu desejo de criar a Terra, chamada de Ilê Aiyê.
Comentários